Acidente com robotáxi da Baidu deixa dois feridos na China
Um acidente com um robotáxi da Baidu deixou dois feridos na cidade de Zhuzhou, na China. Autoridades locais confirmaram que o veículo tinha acabado de atravessar uma faixa de pedestres antes da colisão. O serviço estava em teste e foi suspenso.
O robotáxi tinha o slogan “Hello Autonomous Driving”, em operação pela empresa Hello. O modelo em si é desenvolvido em conjunto pela Baidu e pela JMC.

Acidente deixou dois feridos
Vídeos que circularam em redes sociais chinesas mostraram que o robotáxi colidiu com dois pedestres, um homem e uma mulher. Um deles ficou preso sob o veículo. Ele usava um capacete e pessoas ao redor tentaram levantar o carro para retirá-lo.
Segundo o site Interesting Engineering, autoridades agiram rapidamente e os dois pedestres feridos foram transferidos para o Hospital Provincial de Medicina Tradicional Chinesa de Hunan. Ambos estão na UTI, mas o hospital não divulgou detalhes sobre o estado de saúde.
As autoridades locais confirmaram que o robotáxi estava dirigindo na direção sul da cidade e tinha acabado de avançar uma faixa de pedestre.
Robotáxi é desenvolvido pela Baidu
O veículo tinha o slogan “Hello Autonomous Driving” estampado e o código “3009”. Ele está em operação pela empresa Hello, que confirmou que foi informada sobre o acidente e que está “cooperando ativamente com os departamentos competentes” na investigação.
A polícia local confirmou o acidente, mas encaminhou perguntas ao seu departamento jurídico.
Os relatos indicaram que o modelo envolvido no acidente é o Apollo RT6, sexta geração de veículos autônomos desenvolvidos pela Baidu e pela JMC. Eles operam pela empresa Hello, que começou a ampliar a frota na cidade de Zhuzhou em agosto, após aprovação regulatória para testes de 20 a 30 unidades em vias públicas.

Empresa quer aumentar frota de robotáxis – mas teve que suspender serviços
- A Hello revelou que seu primeiro veículo autônomo de nível 4 está previsto para produção em massa no meio do ano que vem. Além disso, quer chegar a 50 mil robotáxis nas ruas até 2027;
- Por ora, os testes autônomos em vias públicas continuam limitados a cidades menores na China, como Zhuzhou e Liyang;
- Após o acidente, a empresa suspendeu o serviço de robotáxis em Zhuzhou;
- A Apollo Go, da Baidu, que forneceu o veículo, é uma das principais fornecedoras de robotáxis no mundo e já opera em 22 cidades. Para além da China, também está presente em Hong Kong, Dubai e Abu Dhabi (nos Emirados Árabes Unidos).
O post Acidente com robotáxi da Baidu deixa dois feridos na China apareceu primeiro em Olhar Digital.
Conteúdo importado automaticamente pelo HOST Portal News
🔔 Clique no link, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Guia Lacerda e receba notícias em tempo real!

