Para aliados, ato de Glauber Braga aumenta chance de cassação

Para aliados, ato de Glauber Braga aumenta chance de cassação

Aliados do deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) acreditam que o episódio protagonizado por ele na Câmara dos Deputados, na última terça-feira (9), quando tomou a cadeira do presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), aumentou significativamente as chances de seu mandato ser cassado. De acordo com apuração do analista Pedro Venceslau, no CNN 360°, deputados de esquerda, não apenas do PSOL, mas também do PT, PCdoB e PSB, já avaliavam que as possibilidades de Glauber Braga escapar da cassação eram remotas por causa de uma confusão que aconteceu em 2024. A situação ficou ainda mais complicada após o novo tumulto.

Após encerrar uma greve de fome, o parlamentar havia ganhado um período de 60 dias para se estruturar e preparar sua defesa. Segundo Venceslau, muitos esperavam que ele aproveitasse esse tempo para fazer “política com P maiúsculo”, abrindo canais de diálogo com parlamentares de outros campos políticos, incluindo o centrão e até mesmo a direita. O líder do PL, Sóstenes Cavalcante (RJ), por exemplo, demonstrava simpatia pela tese de votar contra a cassação de Braga.

Radicalização em vez de conciliação

No entanto, em vez de buscar apoio político amplo, o deputado do PSOL optou por radicalizar suas posições. Durante esse período, ele se lançou como pré-candidato ao governo do Rio de Janeiro, uma candidatura que ainda não está pacificada dentro do próprio partido.

O episódio em que Glauber Braga ocupou a cadeira do presidente da Câmara e se recusou a sair, resultando em sua retirada à força pela polícia legislativa, foi considerado um erro político por aliados. A situação gerou protestos pela forma como foi conduzida, com críticas ao corte do sinal da TV Câmara e à retirada de jornalistas do local, mas não diminuiu a percepção de que o deputado “esticou demais a corda”.

Agora, além da possível perda do mandato, discute-se se Glauber Braga também perderá seus direitos políticos por oito anos, o que inviabilizaria sua candidatura ao governo do Rio de Janeiro. Há um debate sobre a possibilidade de cassação do mandato sem a perda dos direitos políticos, o que aliados e o próprio Palácio do Planalto tentam articular como uma “redução de danos”.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/politica/para-aliados-ato-de-glauber-braga-aumenta-chance-de-cassacao/

Conteúdo importado automaticamente pelo HOST Portal News

🔔 Clique no link, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Guia Lacerda e receba notícias em tempo real!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *