Programa da Apex Brasil quer internacionalizar 450 cooperativas em 2026

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) lançou, nesta quinta-feira (11), em Salvador, na Bahia, o Programa Cooperar para Exportar, que vai atender 450 cooperativas em 2026.
A iniciativa, desenvolvida com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), tem o objetivo de ampliar a atuação das cooperativas brasileiras no mercado internacional, especialmente as da agricultura familiar. Assim, prevê capacitação, qualificação para exportação e participação em feiras, missões e rodadas de negócios internacionais.
“Do total de 450 cooperativas incluídas, 200 estarão no Qualifica Exportação, nosso programa de habilitação para a exportação. Outras 250 vamos levar para feiras, eventos internacionais e rodadas de negócios promovidas pela Apex. É uma proposta clara, construída coletivamente”, destacou o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana.
- Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!
Segundo ele, a Agência levou nesta semana 30 compradores de 22 países para se reunirem com as cooperativas baianas.” Normalmente, os primeiros contratos já surgem nesses encontros, e agora é acompanhar os resultados”, disse.
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, ressaltou a relevância da presença da ApexBrasil no estado e o apoio às cadeias produtivas afetadas pelo tarifaço imposto pelo governo dos Estados Unidos.
“A Apex chegou em um momento importante. Algumas cadeias sofreram com o tarifaço, como a fruticultura, a manga, o pescado, o mel e a uva, e conseguimos superar parte disso. Ainda temos desafios para 2026, mas a chegada da Apex nos deu a garantia de apoio na área de exportação, uma agenda essencial para o estado”, afirmou.
O post Programa da Apex Brasil quer internacionalizar 450 cooperativas em 2026 apareceu primeiro em Canal Rural.
Conteúdo importado automaticamente pelo HOST Portal News
🔔 Clique no link, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Guia Lacerda e receba notícias em tempo real!

