Como a proteína do frango beneficia a saúde e ajuda na produção de colágeno

Como a proteína do frango beneficia a saúde e ajuda na produção de colágeno
carne-de-frango-aba-bahia Como a proteína do frango beneficia a saúde e ajuda na produção de colágeno
Foto: Freepik

Presente no prato de milhões de brasileiros, o frango é uma das principais fontes de proteína animal da alimentação cotidiana. Além de acessível e versátil, o alimento se destaca pelo alto valor nutricional e pelos benefícios à saúde, especialmente na construção muscular e na manutenção do colágeno no organismo.

Segundo a nutricionista, Fabiana Borrego, as proteínas de origem animal possuem uma vantagem importante em relação às vegetais, elas contêm os nove aminoácidos essenciais, que não são produzidos pelo corpo humano e precisam ser obtidos por meio da alimentação.

Esses aminoácidos são fundamentais para o ganho de massa muscular, a recuperação dos tecidos e o bom funcionamento do organismo.

“O frango é uma proteína de alto valor biológico, ou seja, fornece todos os aminoácidos necessários para a construção muscular e para diversos processos metabólicos”, explica a especialista.

Importância do colágeno para o corpo

Segundo Borrego, o colágeno é essencial não apenas para a firmeza da pele, mas também para a saúde das articulações, tendões e músculos. A partir dos 25 anos, a produção natural dessa proteína começa a diminuir, o que torna a alimentação ainda mais importante nesse processo.

De acordo com a nutricionista, o frango é rico em aminoácidos como glicina e prolina, diretamente ligados à síntese do colágeno. Partes como pele, cartilagens e tendões concentram ainda mais essa proteína e podem ser aproveitadas em preparações como caldos, sopas e fundos, que facilitam a absorção do nutriente pelo organismo.

Quantidade ideal de proteína varia de pessoa para pessoa

Segundo Borrego, a quantidade de proteína recomendada depende de fatores como idade, nível de atividade física e objetivos de saúde. Em geral, a ingestão pode variar de 1 a 3 gramas de proteína por quilo de peso corporal ao dia.

Pessoas que buscam hipertrofia muscular ou estão em processo de emagrecimento costumam precisar de uma ingestão maior, cerca de 3 gramas por quilo corporal, enquanto pessoas sedentárias podem consumir quantidades menores, orienta a nutricionista.

“A melhor pessoa para determinar e te ajudar, a solucionar quanto consumir de proteína por dia, é um médico ou um profissional da área de nutrição”, afirma Borrego.

Combinações alimentares potencializam os efeitos

Para potencializar os benefícios das proteínas, a especialista destaca a importância das combinações alimentares. A união de arroz, feijão e uma proteína de origem animal, como frango, carne, peixe ou ovos, garante um perfil completo de aminoácidos essenciais.

Além disso, o frango e o ovo são fontes de vitaminas do complexo B, que auxiliam na produção de colágeno e no metabolismo energético.

“A partir dos 25 anos, temos que se atentar para a perca natural de colágeno. Então, as pessoas que acabam não consumindo muitas proteínas de origem animal, em algum momento vão ter que fazer essa reposição”, conclui a nutricionista.

O post Como a proteína do frango beneficia a saúde e ajuda na produção de colágeno apareceu primeiro em Canal Rural.


Fonte: https://www.canalrural.com.br/aves-e-suinos/como-a-proteina-do-frango-beneficia-a-saude-e-ajuda-na-producao-de-colageno/

Conteúdo importado automaticamente pelo HOST Portal News

🔔 Clique no link, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Guia Lacerda e receba notícias em tempo real!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *