Chuva ganha força e acumulados podem alcançar até 100 milímetros em algumas regiões; veja quais

A previsão do tempo entre os dias 15 e 19 de dezembro indica mudanças importantes nas condições climáticas em todas as regiões do Brasil.
De acordo com o meteorologista Arthur Müller, frentes frias, áreas de baixa pressão e sistemas típicos do verão devem influenciar o volume de chuvas, as temperaturas e o ritmo das atividades no campo.
Veja o detalhamento por região:
Região Sul
A chegada de uma nova frente fria provoca instabilidade no Sul do país. Chuvas ocorrem de forma moderada a forte, com risco de temporais, especialmente no oeste do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná entre segunda (15) e terça-feira (16). Há possibilidade de rajadas de vento e queda pontual de granizo devido à atuação conjunta da frente fria e de um cavado em médios níveis da atmosfera.
A partir de quarta-feira (17), o tempo volta a ficar firme, com queda acentuada das temperaturas. As mínimas podem ficar abaixo de 10°C no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, sem risco de geada. Na sexta-feira (19), as temperaturas sobem novamente, com máximas acima de 35°C no território gaúcho. O acumulado de chuva na semana varia entre 20 e 40 milímetros.
Região Sudeste
As chuvas seguem presentes desde as primeiras horas do dia em áreas do oeste e sudoeste de São Paulo, além do interior e noroeste de Minas Gerais. Ao longo do período, as instabilidades avançam também para o Rio de Janeiro, com risco de temporais em pontos de São Paulo, Minas e interior fluminense.
A formação de uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul favorece volumes elevados de chuva. Em São Paulo, os acumulados podem chegar a 100 milímetros no centro-norte do estado. Volumes semelhantes são esperados para o sul e o centro de Minas Gerais, Rio de Janeiro e extremo sul do Espírito Santo, o que pode atrasar operações no campo. No norte capixaba e nordeste mineiro, o tempo segue mais seco.
- Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!
Região Centro-Oeste
Instabilidades atuam desde cedo em Mato Grosso do Sul e avançam ao longo do dia para Mato Grosso e Goiás. As chuvas ocorrem com intensidade moderada a forte, com risco de temporais, raios e rajadas de vento entre segunda e terça-feira.
Os acumulados previstos variam entre 40 e 50 milímetros, podendo chegar a 100 milímetros em áreas do norte de Mato Grosso do Sul, Goiás e centro-leste de Mato Grosso. A chuva contribui para o desenvolvimento das lavouras, especialmente onde houve replantio, mas pode causar transtornos em áreas urbanas.
Região Nordeste
Há previsão de pancadas de chuva no oeste e sudoeste da Bahia, além do interior do Maranhão e do Piauí. Nessas áreas, a atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis aumenta o risco de temporais e rajadas de vento. Os volumes acumulados ficam em torno de 40 a 50 milímetros.
No restante da região, o tempo segue mais firme, com temperaturas elevadas. Em algumas áreas, as máximas podem ultrapassar 37°C, intensificando o déficit hídrico e o risco de incêndios. Há indicação de retorno pontual da umidade na semana do Natal, sem volumes expressivos.
Região Norte
Chuvas seguem frequentes no Amazonas, Rondônia, Acre, Tocantins, Amapá e grande parte do Pará, com risco de temporais em alguns pontos. A atuação da Alta da Bolívia contribui para acumulados entre 70 e 80 milímetros em áreas produtoras do Acre, Rondônia, Amazonas e oeste do Pará.
No Tocantins e no restante do Pará, os volumes superam 50 milímetros, podendo ultrapassar 100 milímetros no sul tocantinense. No Amapá, a Zona de Convergência Intertropical favorece acumulados acima de 150 milímetros. O período mais úmido contribui para a manutenção das pastagens e para a redução do estresse térmico do rebanho.
O post Chuva ganha força e acumulados podem alcançar até 100 milímetros em algumas regiões; veja quais apareceu primeiro em Canal Rural.
Conteúdo importado automaticamente pelo HOST Portal News
🔔 Clique no link, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Guia Lacerda e receba notícias em tempo real!

