Governos das Américas parabenizam Kast por vitória em eleição no Chile
Governos de países das Américas parabenizaram José Antonio Kast pela vitória no segundo turno na eleição no Chile, neste domingo (14).
Os Estados Unidos, do presidente Donald Trump, esperam que o Chile avance em “prioridades compartilhadas”, como as pautas de segurança pública e combate à imigração de indocumentados.
Gabriel Boric parabeniza José Kast após eleição presidencial no Chile
Quem é José Antonio Kast, direitista eleito presidente do Chile
“Os Estados Unidos esperam trabalhar em estreita colaboração com seu governo para aprofundar nossa parceria e promover a prosperidade compartilhada em nosso hemisfério”, disse o Departamento de Estado, chefiado por Marco Rubio, em nota.
Na vizinha Argentina, o presidente Javier Milei celebrou a vitória de Kast como “mais um passo de nossa região em defesa da vida, da liberdade e da propriedade privada”.
“Tenho certeza de que vamos trabalhar juntos para a América abraçar as ideias da liberdade e possamos nos libertar do jugo opressor do socialismo do século 21”, acrescentou, em posta nas redes sociais.
Por meio de nota, o Ministério das Relações Exteriores da Argentina disse que o governo argentino quer dialogar com Kast em “matérias prioritárias”, como o combate ao narcotráfico.
O presidente interino do Peru, José Jerí, ligou para Kast. Na chamada, ambos estabeleceram o combate conjunto ao crime transnacional como um ponto de convergência de interesse entre os dois países, segundo nota da presidência peruana.
El presidente @josejeriore felicitó por teléfono al presidente electo de Chile, José Antonio Kast, por su victoria en la segunda vuelta electoral, y le deseó los mayores éxitos en su próxima gestión.
Durante la conversación, se destacaron los vínculos de amistad entre el Perú y… pic.twitter.com/V2SFAnbMCZ
— Presidencia del Perú
(@presidenciaperu) December 15, 2025
No Brasil, diante da mudança ideológica no governo chileno, o presidente Lula (PT) destacou os “sólidos laços econômico-comerciais” e “excelentes relações bilaterais” entre os países ao cumprimentar Kast.
“Seguiremos trabalhando com o novo governo chileno em favor do fortalecimento das excelentes relações bilaterais, dos sólidos laços econômico-comerciais que unem Brasil e Chile, pela integração regional e a manutenção da América do Sul como zona de paz”, disse Lula em publicação nas redes sociais.
Cumprimento @joseantoniokast por sua eleição à Presidência do Chile e o povo chileno pela sua participação em um processo eleitoral democrático, transparente e ordenado.
Faço votos de pleno êxito ao presidente eleito no desempenho de seu futuro mandato.
Seguiremos…
— Lula (@LulaOficial) December 15, 2025
Veja outras manifestações sobre a vitória de Kast:
Presidente do Paraguai, Santiago Peña: “Estou confiante de que trabalharemos juntos para fortalecer ainda mais a amizade e cooperação entre nossos países.”
Presidente do Equador, Daniel Noboa: “Uma nova era se inicia para o Chile e para a região.”
Ministério das Relações Exteriores da Bolívia: “De acordo com a política externa promovida pelo presidente Rodrigo Paz, que visa priorizar as relações com seus países vizinhos, o governo da Bolívia reafirma sua disposição em fortalecer uma agenda de proximidade, diálogo e compreensão com a República do Chile.”
Governo do Panamá: “[O governo do Panamá] reitera seu desejo de continuar fortalecendo os laços históricos de amizade, cooperação e respeito mútuo entre ambos os países.”
Governo da Guatemala: “Guatemala reitera seu compromisso de continuar trabalhando com o novo governo chileno para fortalecer a relação bilateral, orientada para a prosperidade e a estabilidade de nossos povos e de toda a região latino-americana.”
Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/lideres-reacao-kast-chile/
Conteúdo importado automaticamente pelo HOST Portal News
🔔 Clique no link, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Guia Lacerda e receba notícias em tempo real!

(@presidenciaperu)