Ritmo das compras chinesas de soja dos EUA passa a ditar preços em Chicago e frustra o mercado

O mercado mundial de soja tem sido guiado, nas últimas semanas, pelo ritmo das compras chinesas de soja norte-americana. Segundo a consultoria Safras & Mercado, desde o anúncio do acordo entre Pequim e Washington, esse fator passou a ser o principal direcionador dos preços futuros na Bolsa de Chicago, com reflexos diretos também na comercialização doméstica.
* Fique por dentro das novidades e notícias recentes sobre a soja! Participe da nossa comunidade através do link!
Levantamento da Safras & Mercado indica que a China comprou cerca de 4,8 milhões de toneladas de soja em grão dos Estados Unidos desde o fechamento do acordo, no fim de outubro. Considerando vendas para destinos não revelados, tradicionalmente atribuídas ao país asiático, o volume pode chegar a aproximadamente 5,6 milhões de toneladas. Os dados foram compilados a partir dos registros oficiais diários do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).
As informações contradizem reportagem recente da agência Bloomberg, que citava fontes próximas às negociações e apontava que a China teria garantido ao menos 7 milhões de toneladas do produto americano. Mesmo no cenário mais otimista, segundo a Safras, os volumes negociados ficariam bem abaixo do acordo anunciado, que previa a compra de até 12 milhões de toneladas, com prazo posteriormente estendido até fevereiro.
Para o analista da Safras & Mercado, Rafael Silveira, os números divulgados não condizem com os dados oficiais. Segundo ele, caso as vendas realmente estivessem nesse patamar mais elevado, o comportamento do mercado seria diferente. “Se esse volume tivesse sido efetivado, os preços não estariam recuando da forma como estão”, avalia.
A expectativa em torno do acordo havia impulsionado as cotações da soja em Chicago a partir da segunda quinzena de outubro, com valorização expressiva do contrato janeiro. No entanto, com a frustração do mercado em relação ao ritmo efetivo das compras chinesas, teve início um movimento de correção, levando os preços de volta a patamares próximos aos observados antes da forte alta registrada no período.
O post Ritmo das compras chinesas de soja dos EUA passa a ditar preços em Chicago e frustra o mercado apareceu primeiro em Canal Rural.
Conteúdo importado automaticamente pelo HOST Portal News
🔔 Clique no link, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Guia Lacerda e receba notícias em tempo real!

