Bethesda não esperava que protagonista com voz em Fallout 4 se tornaria tão controverso
A Bethesda refletiu recentemente sobre uma das decisões de Fallout 4: a inclusão de protagonistas com voz. O RPG pós-apocalíptico, lançado em 2015, quebrou a tradição dos jogos anteriores da empresa ao apresentar Nate e Nora completamente dublados, uma escolha que continua dividindo os fãs da série até hoje.
Emil Pagliarulo, designer-chefe e roteirista de Fallout 4, explicou em entrevista ao GamesRadar+ que, na época, a decisão não parecia tão controversa quanto acabou se tornando. “Quando Fallout 4 saiu no outono de 2015, protagonistas com voz eram muito comuns. Na verdade, acho que não existia nenhum jogo AAA naquela época que não tivesse protagonista dublado”, comentou o desenvolvedor.
Segundo Pagliarulo, a equipe estava apenas acompanhando uma tendência da indústria, além de buscar uma forma de mostrar diferentes emoções e sentimentos através da interpretação vocal. “É uma daquelas coisas com as quais você se acostuma, mas na época não parecia tão controverso quanto acabou se tornando, porque ainda havia muitas escolhas disponíveis no jogo”, explicou.
A Bethesda parece ter aprendido com essa experiência, já que seu título mais recente seguiu caminho oposto. “É interessante porque, ao desenvolver Starfield, optamos por um protagonista sem voz, porque percebemos que era isso que as pessoas queriam. ‘Então vamos fazer isso. Vamos dar aos fãs o que eles querem’”.

Fonte: GamesRadar
Fonte: https://www.gamevicio.com/noticias/2025/12/fallout-4-bethesda-controversia-protagonistas-voz/
Conteúdo importado automaticamente pelo HOST Portal News
🔔 Clique no link, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Guia Lacerda e receba notícias em tempo real!
