Semana da virada do ano terá calor de até 40 °C e chuva de até 80 mm; confira a previsão

Entre os dias 29 de dezembro e 2 de janeiro, o Brasil terá um cenário típico de verão, com calor intenso e pancadas de chuva em todas as regiões.
As instabilidades devem ganhar força principalmente no Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com risco de volumes elevados e temporais, enquanto Norte e Nordeste terão chuvas irregulares e temperaturas elevadas na virada do ano.
- Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!
Sul
No Sul, a manhã deve ter tempo mais firme, com chance de pancadas no oeste e no leste do Rio Grande do Sul. A partir do fim da manhã, a chuva se intensifica em grande parte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e no oeste e leste do Paraná, com volumes mais elevados no leste paranaense.
O calor e a umidade persistem, com temperaturas máxima de 32 °C, e acumulados de chuva de 70 a 80 mm no centro-norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, o que mantém a umidade do solo, mas pode atrasar as operações no campo e elevar o risco de alagamentos e deslizamentos no noroeste gaúcho.
No centro-sul do Rio Grande do Sul, a chuva será passageira, com 20 a 30 mm nos próximos cinco dias. Na virada do ano, o calor predomina, com pancadas típicas de verão em Florianópolis e Curitiba e tempo mais firme em Porto Alegre
Sudeste
No Sudeste, há chance de chuva no início do dia em áreas do interior e do norte de São Paulo e no Triângulo Mineiro. À tarde, a circulação de ventos intensifica o calor e a umidade e favorece pancadas mais fortes no centro-sul e na metade oeste de Minas Gerais, enquanto no interior do Rio de Janeiro e no sul do Espírito Santo a chuva ocorre de forma mais fraca.
As temperaturas seguem elevadas, com máximas em torno de 32 °C, e os acumulados nos próximos cinco dias variam entre 40 e 60 mm. Na virada do ano, o calor predomina com pancadas típicas de verão em Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro e Vitória.
Centro-Oeste
No Centro-Oeste, a atuação de uma baixa pressão no Paraguai provoca pancadas de chuva desde a manhã em Mato Grosso do Sul e em áreas do noroeste de Mato Grosso.
As instabilidades aumentam entre o fim da tarde e início da noite, com chuva mais forte em grande parte do Tocantins, em Goiás e na metade sul e leste de Mato Grosso do Sul, além de risco de temporais isolados. O calor segue intenso, com máximas que podem chegar a 40 °C no oeste de Mato Grosso do Sul e sul de Mato Grosso, elevando o estresse térmico nas lavouras e no gado em confinamento.
Os acumulados da semana podem ultrapassar 80 mm no leste sul-mato-grossense, enquanto nas demais áreas de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás a chuva típica de verão soma 30 a 40 mm, mantendo a umidade do solo sem prejudicar os trabalhos no campo. Na virada do ano, o calor predomina, com pancadas de verão em Campo Grande e Goiânia e tempo mais firme em Cuiabá.
Nordeste
No Nordeste, as pancadas de chuva ganham força no Maranhão e no Piauí, com intensidade moderada a pontualmente forte. Em grande parte do Ceará, em áreas do Rio Grande do Norte, da Paraíba, de Pernambuco e no litoral entre Sergipe e o Rio Grande do Norte, a chuva ocorre de forma mais fraca.
Os acumulados no centro-sul do Maranhão, centro-sul do Piauí e centro-oeste da Bahia variam entre 30 e 40 mm, favorecendo a umidade do solo e o desenvolvimento das lavouras.
Nas demais áreas, a chuva será passageira e com baixos volumes, enquanto as temperaturas podem superar 37 °C, agravando o déficit hídrico e elevando o risco de incêndios. A virada do ano será marcada por calor e tempo firme em todas as capitais da região.
Norte
No Norte, as pancadas de chuva continuam no Amazonas, em Rondônia e no norte do Amapá, com intensidade moderada a forte. Também há chance de chuva moderada a pontualmente mais forte no oeste e leste do Pará, em grande parte do Tocantins e em Roraima.
Nas demais áreas, a chuva ocorre de forma mais fraca, e o tempo segue abafado. Os acumulados dos próximos cinco dias de até 50 mm no Acre, Rondônia, Tocantins, Amazonas, Amapá, sul de Roraima e centro-sul do Pará, contribuindo para a umidade do solo e a recuperação das pastagens.
Já no centro-norte de Roraima e do Pará, a semana será mais seca, com volumes de até 15 mm, insuficientes para reverter o déficit hídrico, mas capazes de elevar a umidade do ar. A virada do ano será quente, com pancadas típicas de verão em todas as capitais.
O post Semana da virada do ano terá calor de até 40 °C e chuva de até 80 mm; confira a previsão apareceu primeiro em Canal Rural.
Conteúdo importado automaticamente pelo HOST Portal News
🔔 Clique no link, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Guia Lacerda e receba notícias em tempo real!

