Shawn Layden defende exclusivos como algo vital para as plataformas: “Mario no PlayStation seria o apocalipse”

Shawn Layden defende exclusivos como algo vital para as plataformas: “Mario no PlayStation seria o apocalipse”

Shawn Layden, ex-presidente da Sony Interactive Entertainment, defendeu firmemente a importância dos jogos exclusivos para as principais plataformas de videogame em um momento onde essa estratégia tem se tornado menos comum na indústria.

Durante sua participação no podcast Pause for Thought, Shawn Layden, que liderou a Sony durante vários anos, compartilhou opiniões contundentes sobre o panorama atual de exclusividade de jogos.

“Não acredito que todos os jogos precisem ser exclusivos para console”, afirmou Layden. “Na verdade, nem todos deveriam ser, mas reconheço que para empresas de plataforma como Sony e Nintendo – já que a Microsoft segue mais a filosofia ‘Xbox está em todo lugar’ – existe um valor imenso para a marca em ter exclusivos fortes”.

O executivo foi além em sua análise: “Se Mario começar a aparecer no PlayStation, isso seria o apocalipse, certo? Gatos e cachorros vivendo juntos. E o mesmo vale para Nathan Drake e Uncharted. Eles fazem as plataformas brilharem”. Layden também observou que jogos multiplataforma “programam para o menor denominador comum“, enquanto os exclusivos são oportunidades para “levar todos os recursos ao máximo”.

As declarações de Layden surgem em um momento onde o Xbox está portando praticamente todos os seus antigos exclusivos para consoles concorrentes, enquanto a PlayStation começou a disponibilizar jogos como Helldivers 2 e Lego Horizon Adventures para Microsoft e Nintendo, respectivamente. A maioria dos exclusivos de PS5 também chega ao PC após algum tempo, embora a Nintendo não demonstre interesse em compartilhar suas propriedades intelectuais.

“Acredito que ainda veremos alguns títulos exclusivos no futuro, mas certamente, se você está buscando um jogo multiplayer massivo, então precisa ir multiplataforma porque você precisa abrir esse funil o máximo possível para atrair pessoas“, continuou Layden. “Principalmente se for um jogo free-to-play.”

2MzuZvMj2ZezKqvddAJzm6-1280-80 Shawn Layden defende exclusivos como algo vital para as plataformas: “Mario no PlayStation seria o apocalipse”

Fonte: GamesRadar


Fonte: https://www.gamevicio.com/noticias/2025/12/shawn-layden-defende-valor-dos-jogos-exclusivos/

Conteúdo importado automaticamente pelo HOST Portal News

🔔 Clique no link, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Guia Lacerda e receba notícias em tempo real!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *