Queijos lideram alta de preços no Sudeste em novembro, aponta levantamento

Os preços dos alimentos apresentaram comportamentos distintos em novembro no Brasil. Enquanto os queijos registraram alta no preço médio nacional, itens como leite UHT e arroz apresentaram recuo.
Os dados constam do estudo “Variações de Preços: Brasil & Regiões”, elaborado pela Neogrid, empresa de tecnologia e inteligência de dados para a cadeia de consumo.
De acordo com o levantamento, o preço médio dos queijos subiu 21,2% no país em novembro, com aumento em todas as regiões. No mesmo período, o leite UHT teve queda de 4,9% e o arroz recuou 3,0%, configurando as maiores reduções entre os itens analisados.
- Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!
Movimentos de alta e queda no mês
Além dos queijos, outras categorias apresentaram elevação nos preços médios em novembro. Os legumes tiveram alta de 3,1%, assim como o sal, enquanto o óleo avançou 2,5%. Segundo o estudo, o óleo apresentou aumento em todas as regiões brasileiras.
Por outro lado, alguns produtos contribuíram para conter a inflação dos alimentos no mês. O café em pó e em grãos registrou queda de 1,5%, o açúcar recuou 1,4% e os ovos apresentaram redução de 1,2% no preço médio nacional.
No cenário macroeconômico, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) avançou 0,18% em novembro de 2025.
Para a líder de Dados Estratégicos da Neogrid, Anna Carolina Fercher, parte das altas está relacionada a fatores estruturais da cadeia produtiva. “Categorias como óleo e queijos, que performaram com elevação de preço em todas as regiões do País em novembro, tendem a levar mais tempo para se estabilizar ou recuar, dependendo da normalização dos estoques e dos custos de matéria-prima”, afirma.
No acumulado entre dezembro de 2024 e novembro de 2025, o café em pó e em grãos segue como o item com maior aumento no preço médio nacional, com alta de 42,1%. Na sequência aparecem os queijos, com elevação de 12,3%, margarina (11,2%), creme dental (10%) e refrigerantes (5,7%).
Sudeste registra maior pressão dos queijos
Na região Sudeste, os queijos lideraram as altas em novembro, com aumento de 24,3%. Em seguida aparecem legumes (5,5%), bovinos (3,3%), sal (3,1%) e óleo (2,8%).
Entre as principais quedas na região estão o leite UHT, com recuo de 6,5%, sabão para roupas (-3,5%), arroz (-2,8%), leite em pó (-2,1%) e açúcar (-1,1%).
O post Queijos lideram alta de preços no Sudeste em novembro, aponta levantamento apareceu primeiro em Canal Rural.
Conteúdo importado automaticamente pelo HOST Portal News
🔔 Clique no link, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Guia Lacerda e receba notícias em tempo real!

