Colômbia vai enviar nota de protesto aos EUA contra ameaças de Trump

Colômbia vai enviar nota de protesto aos EUA contra ameaças de Trump

A ministra das Relações Exteriores da Colômbia, Yolanda Villavicencio, confirmou nesta terça-feira (6) que vai apresentar uma nota de repúdio aos Estados Unidos pelas ameaças feitas pelo presidente americano Donald Trump contra o líder colombiano, Gustavo Petro.

“A reunião que teremos hoje com o representante dos EUA é para apresentar nossa nota de repúdio a essas ofensas, que não são dirigidas apenas ao presidente Gustavo Petro”, disse o chanceler.

“Queremos que entendam que ele é o nosso presidente eleito democraticamente. Uma ofensa contra o presidente é uma ofensa contra o nosso país”, acrescentou.

No domingo (4), Trump descreveu Petro como “um homem doente que gosta de fabricar cocaína e vendê-la aos Estados Unidos, e não fará isso por muito tempo”.

Quando pressionado por um repórter sobre se esses comentários significavam que poderia haver uma “operação” na Colômbia no futuro, Trump respondeu: “Parece-me bom”.

Petro posteriormente refutou as alegações de Trump e defendeu o histórico de seu governo no combate ao tráfico de drogas em uma longa postagem no X.

A ministra Yolanda Villavivencio rejeitou a “agressão” dos EUA contra a Venezuela no fim de semana e disse que, embora Bogotá mantenha o não reconhecimento das eleições de 2024 no país, respeita o sistema jurídico venezuelano que levou Delcy Rodríguez a tomar posse como presidente interina após a captura de Maduro.

Villavivencio também disse ter mantido contato com o governo venezuelano, sem dar detalhes dessas conversas, e disse que a Colômbia não recebeu pedidos de asilo de líderes chavistas.

Ela acrescentou que a Colômbia busca “uma solução para a Venezuela que passe pelo diálogo e pela decisão autônoma dos venezuelanos, (e) que eles encontrem o caminho para chegar a um consenso sobre a melhor maneira para o país continuar com um governo que possa superar (a crise)”.

Nesta terça-feira (6), Petro também sugeriu que Trump pretende transformar as nações da América Latina em colônias dos Estados Unidos.

“Se você ler os primeiros parágrafos da política de segurança nacional, entenderá que a Doutrina Monroe visa tornar as nações soberanas da América Latina novamente em colônias”, escreveu Petro em um post no X.

“Isso vai completamente contra o direito internacional. É a mesma doutrina em torno do espaço vital que Hitler usou e que causou duas guerras mundiais”, acrescentou o presidente colombiano.

Numa publicação separada, Petro apelou aos eleitores dos EUA para “ajudarem a construir uma ordem democrática internacional”.

“Não importa de que cor, partido ou estado essas pessoas são, elas precisam agir, a paz mundial e o futuro da existência humana estão em perigo”, escreveu Petro.

Entenda provas por trás da acusação dos EUA de narcotráfico contra Maduro


Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/colombia-vai-enviar-nota-de-protesto-aos-eua-contra-ameacas-de-trump/

Conteúdo importado automaticamente pelo HOST Portal News

🔔 Clique no link, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Guia Lacerda e receba notícias em tempo real!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *