Inflação de 2025 fecha com alta de 4,26%, aponta IBGE

A inflação oficial do país voltou a acelerar em dezembro. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) registrou alta de 0,33%, acima do resultado de novembro, quando o índice havia subido 0,18%, segundo dados divulgados pelo IBGE.
Com o resultado, o IPCA encerrou 2025 com variação acumulada de 4,26%, ficando abaixo da inflação registrada em 2024, que foi de 4,83%.
Transportes puxam a alta no último mês do ano
Entre os grupos pesquisados, transportes teve o maior impacto sobre o índice de dezembro, com alta de 0,74%, respondendo sozinho por 0,15 ponto percentual da inflação do mês. O avanço foi influenciado principalmente pelo aumento das passagens aéreas, que subiram 12,61%, e pelo encarecimento do transporte por aplicativo, com alta de 13,79%.
Os combustíveis também voltaram a subir após queda em novembro. O etanol avançou 2,83%, a gasolina teve alta de 0,18% e o gás veicular, de 0,22%. Apenas o óleo diesel registrou recuo, de 0,27%.
Energia elétrica alivia inflação em habitação
Na contramão dos demais grupos, habitação foi o único a registrar queda em dezembro, com recuo de 0,33%. O principal fator foi a redução de 2,41% na energia elétrica residencial, reflexo da mudança da bandeira tarifária, que ficou menos onerosa no mês.
Apesar do alívio pontual, o grupo habitação foi o que mais pressionou a inflação ao longo de 2025, acumulando alta de 6,79%, com impacto de 1,02 ponto percentual no resultado anual.
Alimentação volta a subir após seis meses de queda
O grupo alimentação e bebidas avançou 0,27% em dezembro, interrompendo uma sequência de seis meses de recuos. A alta foi puxada principalmente pela alimentação no domicílio, influenciada pelo aumento de produtos como cebola, batata, carnes e frutas.
Já itens como leite longa vida, arroz e tomate ajudaram a conter a inflação do grupo, com quedas significativas nos preços.
A alimentação fora do domicílio também acelerou, passando de 0,46% em novembro para 0,60% em dezembro, com destaque para o aumento do preço dos lanches.
Saúde, artigos domésticos e serviços também pressionam
O grupo saúde e cuidados pessoais teve alta de 0,52%, impulsionado pelos preços de planos de saúde e itens de higiene pessoal. Em artigos de residência, a inflação foi de 0,64%, após forte queda no mês anterior, refletindo reajustes em eletroeletrônicos e produtos de informática.
O post Inflação de 2025 fecha com alta de 4,26%, aponta IBGE apareceu primeiro em Canal Rural.
Fonte: https://www.canalrural.com.br/economia/inflacao-de-2025-fecha-com-alta-de-426-aponta-ibge/
Conteúdo importado automaticamente pelo HOST Portal News
🔔 Clique no link, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Guia Lacerda e receba notícias em tempo real!
