Lula adota cautela sobre acordo entre Mercosul e União Europeia

Lula adota cautela sobre acordo entre Mercosul e União Europeia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) orientou a equipe de governo a adotar postura de cautela para a assinatura do acordo entre União Europeia e Mercosul.

A estratégia adotada pelo governo brasileiro é de aguardar, sem comemoração antecipada, a assinatura pela União Europeia, que deve ocorrer apenas na semana que vem.

A ideia é de que o governo brasileiro só se manifeste oficialmente após a finalização dos procedimentos na Bélgica, com o anúncio oficial da União Europeia.

O Conselho Europeu, que reúne os chefes de Estado da União Europeia, deu sinal verde para aprovação do acordo, com uma maioria que equivale a mais de 55% dos países do bloco europeu.

A expectativa é de que a posição seja ratificada até às 13h. Até lá, o governo brasileiro não pretende, nas palavras de um ministro do governo, “colocar a carroça na frente dos bois”.

O receio é de um novo adiamento, como os inúmeros no período de 26 anos que o acordo comercial é negociado entre os dois blocos econômicos.

Para votar a favor do certame, a Itália pediu uma mudança de última hora: um limite mais rigoroso ⁠para a suspensão das ‍importações no âmbito do acordo comercial.

Roma solicitou a redução de 8% para 5% do percentual para suspensão se os preços agrícolas europeus caírem diante da competição com as importações da América Latina.

Mesmo com as exceções e cláusulas, a expectativa é de que o acordo seja o maior e lance comercial da história e impulsione um aumento da economia brasileira em 0,46%.

O ganho do Brasil, de acordo com dados do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), seria maior que o da União Europeia e até mesmo dos demais países do Mercosul.


Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/politica/lula-adota-cautela-sobre-acordo-entre-mercosul-e-uniao-europeia/

Conteúdo importado automaticamente pelo HOST Portal News

🔔 Clique no link, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Guia Lacerda e receba notícias em tempo real!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *