Saiba como é o míssil hipersônico russo Oreshnik usado contra a Ucrânia

Saiba como é o míssil hipersônico russo Oreshnik usado contra a Ucrânia

O Exército russo afirmou na sexta-feira (9) que disparou seu míssil hipersônico Oreshnik em um alvo na Ucrânia, como parte do que descreveu como um ataque massivo noturno contra instalações de energia e fábricas de drones no país. A ação seria uma resposta ao que chamou de uma tentativa de ataque com drones ucranianos a uma das residências do presidente Vladimir Putin no final de dezembro, acusação que Kiev classificou como falsa.

Kiev classificou a alegação russa de que tentou atacar a residência, localizada na região russa de Novgorod, como “uma mentira”.

O governador da região de Lviv, no oeste da Ucrânia, havia afirmado anteriormente que um ataque russo atingiu um alvo de infraestrutura, que, segundo relatos não confirmados nas redes sociais, seria uma enorme instalação subterrânea de armazenamento de gás. A Reuters não conseguiu confirmar essa informação.

Essa é a segunda vez que a Rússia utiliza o Oreshnik, um míssil de alcance intermediário que o presidente Vladimir Putin já vangloriou ser impossível de interceptar, devido à sua velocidade estimada em mais de dez vezes a do som.

O míssil pode transportar ogivas nucleares ou convencionais, mas não há indícios de que o projétil usado no ataque durante a madrugada estivesse equipado com algo além de uma ogiva convencional.

A Força Aérea da Ucrânia confirmou na sexta-feira que a Rússia lançou um míssil Oreshnik a partir do campo de testes de Kapustin Yar, próximo ao Mar Cáspio.

Moscou usou o Oreshnik — palavra russa para “aveleira” — pela primeira vez em novembro de 2024, contra o que afirmou ser uma fábrica militar na Ucrânia. Na ocasião, fontes ucranianas disseram que o míssil levava ogivas fictícias, sem explosivos, causando danos limitados.

Putin declarou que o poder destrutivo do Oreshnik é comparável ao de uma arma nuclear, mesmo quando equipado com uma ogiva convencional.

Alguns representantes ocidentais demonstraram ceticismo em relação às capacidades do Oreshnik. Um funcionário do governo dos Estados Unidos afirmou, em dezembro de 2024, que a arma não é vista como um fator decisivo no campo de batalha.

Moscou lançou pela primeira vez um míssil Oreshnik, que em russo significa avelã, contra o que alegou ser uma fábrica militar na Ucrânia, em novembro de 2024. Naquela ocasião, fontes ucranianas afirmaram que o míssil carregava ogivas simuladas, não explosivos, e causou danos limitados.

*Com informações de Andrew Osborn, da Reuters


Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/saiba-como-e-o-missil-hipersonico-russo-oreshnik-usado-contra-a-ucrania/

Conteúdo importado automaticamente pelo HOST Portal News

🔔 Clique no link, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Guia Lacerda e receba notícias em tempo real!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *