Mato Grosso bate recorde e abate 7,46 milhões de bovinos em 2025, aponta Imea

O Mato Grosso, maior produtor de carne bovina do país, encerrou 2025 com um novo recorde histórico de abates, segundo dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). Ao longo do ano, o estado enviou 7,46 milhões de bovinos para os frigoríficos, volume 1,44% superior ao registrado em 2024, o maior já contabilizado pelo Indea-MT.
Somente em dezembro de 2025, foram abatidas 607,93 mil cabeças, consolidando o desempenho recorde da pecuária mato-grossense no ano.
Intensificação e exportações puxam os abates
De acordo com o Imea, o avanço nos abates foi impulsionado, principalmente, pela maior oferta de animais terminados, resultado da expansão dos sistemas de intensificação, como confinamento, semi-confinamento e terminação intensiva a pasto (TIP).
Outro fator decisivo foi a forte demanda externa por carne bovina brasileira, que sustentou o ritmo elevado de compras por parte da indústria frigorífica ao longo do ano.
Abate de animais jovens também bate recorde
O levantamento mostra ainda um crescimento expressivo no envio de animais jovens para os frigoríficos. Em 2025, foram abatidas 3,22 milhões de cabeças de machos e fêmeas com até 24 meses, um aumento de 17,55% em relação a 2024.
Esse também foi o maior volume histórico de bovinos jovens abatidos no estado.
Com isso, a participação desses animais no total de abates de Mato Grosso chegou a 43,24% em 2025, um avanço de 5,93 pontos percentuais na comparação anual, indicando ganhos em eficiência produtiva e qualidade da oferta de carne.
O desempenho reforça o papel de Mato Grosso como principal polo da pecuária de corte do Brasil, sustentado por tecnologia, produtividade e forte presença no mercado internacional.
O post Mato Grosso bate recorde e abate 7,46 milhões de bovinos em 2025, aponta Imea apareceu primeiro em Canal Rural.
Conteúdo importado automaticamente pelo HOST Portal News
🔔 Clique no link, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Guia Lacerda e receba notícias em tempo real!
