Mistura de capins no pasto pode comprometer produtividade, alerta especialista; entenda

Mistura de capins no pasto pode comprometer produtividade, alerta especialista; entenda
Braquiarao_Brachiaria_brizantha_cv._Marandu_03.04.2025-1 Mistura de capins no pasto pode comprometer produtividade, alerta especialista; entenda
Foto: Divulgação.

A mistura de diferentes variedades de gramíneas em pastagens não é recomendada, segundo o zootecnista e gerente de pasto Edmar Peluso. Em resposta ao produtor Márcio Guelssi, de Adamantina (SP), ao Giro do Boi, Peluso afirmou que essa prática pode comprometer o manejo e a produtividade do rebanho.

Embora a diversificação pareça vantajosa, a combinação de capins como Marandu, Decumbens, MG4 e Piatã gera competição desigual entre as plantas, dificultando a colheita uniforme da forragem. “Os animais possuem preferências de palatabilidade e escolherão primeiro a espécie que consideram mais saborosa”, explicou Peluso.

Confira:

Manejo de pastagens e suas dificuldades

Cada cultivar de capim apresenta um ritmo de crescimento e uma fisiologia específica, tornando o manejo de um piquete misto uma tarefa complexa. Peluso sugere que a variabilidade nas pastagens seja feita por meio de divisões de cercas, em vez de misturas dentro do mesmo piquete.

Ele recomenda que os pecuaristas, incluindo Márcio, foquem no manejo de excelência de uma única espécie por área, garantindo um ganho de peso constante e uma pastagem mais duradoura.

Para mais informações sobre o setor, acesse o site do Giro do Boi.

Com informações de: girodoboi.canalrural.com.br.

Publicado com auxílio de inteligência artificial e revisão da Redação Canal Rural.

O post Mistura de capins no pasto pode comprometer produtividade, alerta especialista; entenda apareceu primeiro em Canal Rural.


Fonte: https://www.canalrural.com.br/pecuaria/mistura-de-capins-no-pasto-pode-comprometer-produtividade-alerta-especialista-entenda/

Conteúdo importado automaticamente pelo HOST Portal News

🔔 Clique no link, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Guia Lacerda e receba notícias em tempo real!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *