UE discute resposta a ameaça de tarifas dos EUA ligadas à Groenlândia

Os países membros da União Europeia realizam neste domingo (18) uma reunião de emergência para discutir uma resposta ao anúncio do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de impor novas tarifas comerciais ao bloco.
A medida anunciada estaria condicionada à recusa em negociar a transferência da Groenlândia para os Estados Unidos.
- Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!
Segundo Trump, a União Europeia poderá ser alvo de uma tarifa adicional de 10% a partir de 1º de fevereiro. O presidente norte-americano afirmou ainda que a taxa pode subir para 25% em junho caso não haja uma solução para o impasse envolvendo o território.
A medida pode afetar a Dinamarca, Noruega, Suécia, França, Alemanha, Reino Unido, Países Baixos e Finlândia.
Embaixadores dos países europeus participam do encontro para avaliar possíveis reações diplomáticas e comerciais à ameaça.
De acordo com o presidente dos EUA, a cobrança seria uma forma de “retribuição” por parte da Dinamarca, em referência ao que classificou como anos de apoio norte-americano ao país europeu.
Nas redes sociais, o presidente francês Emmanuel Macron afirmou que os europeus responderão de forma conjunta. “Os europeus vão responder de forma unida e coordenada caso elas se confirmem. Saberemos fazer, respeitar a soberania europeia”, escreveu.
Groenlândia
A Groenlândia é um território autônomo que integra a Dinamarca, nos últimos meses, Trump tem reiterado o interesse dos Estados Unidos na área e chegou a não descartar publicamente a possibilidade de tomar o território à força, o que gerou críticas e preocupação entre líderes europeus.
A União Europeia ainda não anunciou oficialmente qual será sua resposta às declarações do presidente norte-americano.
O post UE discute resposta a ameaça de tarifas dos EUA ligadas à Groenlândia apareceu primeiro em Canal Rural.
Conteúdo importado automaticamente pelo HOST Portal News
🔔 Clique no link, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Guia Lacerda e receba notícias em tempo real!
