Avanço de frente fria provoca temporais e chuva forte; veja a previsão do tempo

Avanço de frente fria provoca temporais e chuva forte; veja a previsão do tempo
chuva Avanço de frente fria provoca temporais e chuva forte; veja a previsão do tempo
Foto: Governo de São Paulo

A atuação de sistemas meteorológicos típicos do verão mantém o tempo instável em grande parte do Brasil nesta segunda-feira (19). O avanço de uma frente fria, aliado a cavados em médios níveis da atmosfera, calor e alta umidade, favorece pancadas de chuva fortes, temporais e volumes elevados de precipitação, sobretudo nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e em áreas do Norte e Nordeste. Em paralelo, um novo episódio da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) começa a se organizar, aumentando o potencial para chuva persistente.

Sul

No Sul do País, o deslocamento da frente fria ainda influencia o tempo desde as primeiras horas do dia. As pancadas de chuva mais intensas atingem o litoral e o leste de Santa Catarina e do Paraná, além do nordeste do Rio Grande do Sul. Ao longo do dia, a combinação entre cavado em níveis médios da atmosfera, calor e umidade mantém o risco de temporais no Paraná e no leste catarinense.

No restante do Rio Grande do Sul, a tendência é de tempo mais firme, com presença de sol e diminuição das temperaturas após a passagem da frente fria. O alívio térmico é mais sentido em boa parte do estado, enquanto o noroeste gaúcho segue com calor. Já no Paraná e em Santa Catarina, as temperaturas permanecem elevadas, apesar das pancadas de chuva.

Sudeste

No Sudeste, a instabilidade ganha força ao longo do dia. Pela manhã, há registro de chuva fraca a moderada no noroeste, oeste e Triângulo Mineiro, além do oeste e sul de São Paulo. Com a aproximação de uma nova frente fria, a chuva avança desde cedo pelo litoral, leste e interior paulista, com intensificação das instabilidades à tarde.

Em áreas de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, perturbações atmosféricas associadas ao calor e à umidade favorecem pancadas de chuva fortes. Um novo episódio da Zona de Convergência do Atlântico Sul começa a se configurar, atuando sobre o norte do Rio de Janeiro, Espírito Santo e amplas áreas de Minas Gerais. O risco é maior para temporais e volumes elevados de chuva, especialmente no leste e litoral paulista, no sul mineiro e no estado do Rio de Janeiro.

Até o fim do dia, a tendência é de a ZCAS já estar estabelecida. Mesmo com a chuva, o calor segue predominando no oeste paulista, Triângulo Mineiro, norte e nordeste de Minas Gerais, Espírito Santo e norte fluminense.

Centro-Oeste

No Centro-Oeste, as instabilidades se intensificam desde as primeiras horas do dia em Mato Grosso do Sul, com possibilidade de chuva forte e temporais. Em Goiás e no sul e leste de Mato Grosso, também há chance de pancadas de chuva ainda pela manhã.

A partir da tarde, o calor e a umidade contribuem para o aumento das instabilidades em toda a região. Um novo episódio da ZCAS começa a se organizar e deve atuar sobre o centro-norte de Goiás, Mato Grosso e o Distrito Federal até o fim do dia. Apesar do predomínio do calor, algumas áreas de Goiás, Mato Grosso do Sul e leste de Mato Grosso registram leve queda nas temperaturas, em função da maior nebulosidade e das chuvas.

Nordeste

No Nordeste, a chuva ocorre de forma mais intensa no oeste e litoral da Bahia desde o início do dia. Há registro de precipitação mais fraca no interior do Maranhão, Piauí e Ceará. Ao longo do dia, as pancadas se intensificam no Maranhão e no Ceará, além do oeste de Pernambuco e do Rio Grande do Norte, com chuva moderada a forte.

No litoral norte da região, a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) mantém as instabilidades. Com a configuração da ZCAS, o risco de temporais aumenta no centro-sul e oeste da Bahia. As temperaturas seguem elevadas e a sensação de abafamento persiste.

Norte

No Norte do País, há chance de pancadas de chuva fortes pela manhã no Acre, Pará, sul do Tocantins e Amapá. Ao longo do dia, a ZCIT mantém instabilidades no Amapá, enquanto a atuação da ZCAS amplia a chuva em Rondônia, centro-sul do Amazonas, Pará e Tocantins.

A precipitação ocorre de forma moderada a forte, com risco de temporais em diversas áreas da região, reforçando o alerta para volumes elevados de chuva e possíveis transtornos.

Você quer entender como usar o clima a seu favor? Preparamos um e-book exclusivo para ajudar produtores rurais a se antecipar às mudanças do tempo e planejar melhor suas ações. Com base em previsões meteorológicas confiáveis, ele oferece orientações práticas para proteger sua lavoura e otimizar seus resultados.

O post Avanço de frente fria provoca temporais e chuva forte; veja a previsão do tempo apareceu primeiro em Canal Rural.


Fonte: https://www.canalrural.com.br/tempo/avanco-de-frente-fria-provoca-temporais-e-chuva-forte-veja-a-previsao-do-tempo/

Conteúdo importado automaticamente pelo HOST Portal News

🔔 Clique no link, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Guia Lacerda e receba notícias em tempo real!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *