Iranianos acusam Trump de fazer “guerra psicológica” com ameaças militares
Alguns iranianos disseram que o presidente dos Estados Unidos Donald Trump estava usando “guerra psicológica” neste sábado (24), depois que ele anunciou no início da semana que o país tinha uma “flotilha” de navios a caminho do Irã.
Erfan A’rabi, um cidadão iraniano, acredita que o envio dos navios é uma espécie de preparação para as investidas no país.
“A movimentação da Armada é definitivamente um ato preparatório para um ataque, é uma ameaça de ataque. Porque eles nunca enviam um navio de guerra, especialmente quando se trata de uma frota e não apenas de uma embarcação, mas de pelo menos 10 a 20 navios”, disse ele.
Outros moradores locais disseram não acreditar que Trump usará a flotilha naval para atacar o Irã, mesmo tendo renovado os alertas a Teerã contra o assassinato de manifestantes ou a retomada de seu programa nuclear.
O Irã tratará qualquer ataque “como uma guerra total contra nós”, disse um alto funcionário iraniano na sexta-feira (23), antes da chegada do grupo de ataque de porta-aviões dos EUA e outros recursos ao Oriente Médio nos próximos dias.
As forças armadas dos EUA já enviaram, periodicamente, reforços militares para o Oriente Médio em momentos de tensões elevadas, ações que geralmente tinham caráter defensivo. No entanto, o exército americano realizou um grande reforço militar no ano passado, antes dos ataques de junho contra o programa nuclear iraniano.
“Quanto ao envio de navios para uma possível guerra, pessoalmente acho que foi devido à sua própria sensação de perigo, porque o Irã sempre disse que bombardearia os interesses deles (americanos) no Oriente Médio, e eu, como cidadão, não digo que concordo ou discordo de nada, mas acredito que está dentro do nosso direito de nos defendermos.”
Conteúdo importado automaticamente pelo HOST Portal News
🔔 Clique no link, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Guia Lacerda e receba notícias em tempo real!
