“Fomos motivo de piada desde o primeiro minuto”, comenta dev demitido de Highguard

O ex-artista técnico líder de Highguard, Josh Sobel, compartilhou suas reflexões sobre a conturbada trajetória do jogo desde seu anúncio no The Game Awards do ano passado. Em uma publicação nas redes sociais, o desenvolvedor afirmou que devido a “suposições falsas” em torno do trailer de estreia, a equipe foi “transformada em piada desde o primeiro minuto”.

Ontem foi anunciado que vários desenvolvedores da Wildlight foram demitidos, apenas algumas semanas após o lançamento de Highguard. De acordo com Josh Sobel, a equipe estava condenada desde o anúncio, e foi ladeira abaixo após a revelação do jogo no evento.

Em seu extenso relato, Josh Sobel revelou que o feedback interno sobre Highguard antes de sua apresentação era bastante positivo, e a equipe estava confiante de que tinha um sucesso em mãos. “Aqueles que jogaram, incluindo nós, se divertiram muito. E como éramos um estúdio independente e auto-publicado, construído com royalties em mente, muitos de nós esperávamos que isso pudesse finalmente ser a coisa que quebraria a maldição financeira millennial”, afirmou.

No entanto, essa positividade se dissipou após a exibição do trailer no The Game Awards. Josh Sobel criticou criadores de conteúdo que, segundo ele, geram 10 vezes mais engajamento com conteúdo negativo do que positivo, incentivando uma direção tendenciosa. “O ódio começou imediatamente”, lamentou o desenvolvedor.

Josh Sobel chegou a bloquear seu perfil no Xbox após o lançamento do trailer de Highguard, relatando que vídeos foram feitos sobre sua “covardia”, com pessoas zombando dele por “ter orgulho” do jogo. “Tudo isso foi emocionalmente desgastante”, desabafou.

“Fomos transformados em piada, em grande parte devido a falsas suposições sobre um anúncio de milhões de dólares, que até jornalistas proeminentes logo começaram a afirmar como fato. Em minutos, foi decidido: este jogo estava morto na chegada, e criadores agora tinham conteúdo gratuito para raiva durante um mês”, explicou. No lançamento, o jogo recebeu mais de 14 mil avaliações negativas de usuários com menos de uma hora de jogo, muitos nem sequer completando o tutorial obrigatório.

Sobre as frequentes comparações com outros jogos que enfrentaram problemas semelhantes como Concord e 2XKO, Sobel observou que em discussões online, as pessoas costumam dizer que os desenvolvedores culpam os jogadores por seus fracassos. No entanto, ele considera essa noção “boba”, já que os jogadores ainda têm o poder de influenciar o discurso.

“Não estou dizendo que nosso fracasso é puramente culpa da cultura gamer e que o jogo teria prosperado sem o discurso negativo, mas isso definitivamente desempenhou um papel”, ponderou. “Todos os produtos estão à mercê dos consumidores, e os consumidores dedicaram esforços absurdos para difamar Highguard. E funcionou.”

É importante ressaltar que Highguard não foi encerrado após as demissões, com um grupo central de desenvolvedores ainda trabalhando no título. Quanto ao futuro do jogo, permanece incerto. Para Sobel, apesar da aventura ter chegado a um fim abrupto e emocionalmente desafiador, ele não se arrepende de sua participação no projeto.

Fonte: Eurogamer

 


Gosta do nosso conteúdo? então assine a newsletter e venha fazer parte da nossa comunidade!


Fonte: https://www.gamevicio.com/noticias/2026/02/motivo-dev-demitido-de-highguard/

Conteúdo importado automaticamente pelo HOST Portal News

🔔 Clique no link, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Guia Lacerda e receba notícias em tempo real!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *