Carnaval RJ: escolas desfilam na última noite do Grupo Especial; acompanhe

Carnaval RJ: escolas desfilam na última noite do Grupo Especial; acompanhe

A terceira noite de desfiles do Carnaval do Rio de Janeiro, nesta terça-feira (17), lota as arquibancadas e os camarotes da Marquês de Sapucaí para assistir a apresentação das quatro últimas escolas de samba que desfilam pelo grupo Especial.

Paraíso do Tuiuti, Unidos de Vila Isabel, Acadêmicos do Grande Rio e Acadêmicos do Salgueiro completam as 12 escolas que disputam o título do Carnaval 2026.

Paraíso do Tuiuti

Primeira a entrar na avenida, a Paraíso de Tuiuti traz o enredo “Lonã Ifá Lukumi” com a ideia de apresentar a vertente religiosa afro-cubana. O carnavalesco Jack Vasconcelos é o responsável pelo que a agremiação de São Cristovão leva para a Marquês de Sapucaí.

Unidos de Vila Isabel

Em seguida, a Unidos de Vila Isabel virá com um enredo sobre Heitor dos Prazeres: “Macumbembê, Samborembá: Sonhei que um Sambista Sonhou a África” é de autoria dos carnavalescos Leonardo Bora e Gabriel Haddad e do enredista Vinicius Natal. A dupla, inclusive, fará sua estreia na escola de Martinho da Vila após uma passagem pela Grande Rio.

Acadêmicos do Grande Rio

Depois de fazer muito mistério, a Grande Rio anunciou que levará para a Sapucaí um enredo sobre o manguebeat, movimento cultural brasileiro que surgiu em Recife, Pernambuco, no início dos anos 90, misturando ritmos regionais como o maracatu com rock, hip-hop, e música eletrônica. Seu objetivo era “antropofagizar” influências globais e locais, criando uma sonoridade única e um discurso crítico sobre a desigualdade social e o descaso com o meio ambiente.

“Caxias, chegou a hora de seus mangueboys e manguegirls. Vamos vestir o manifesto das margens e coroar seus meninos caranguejos. Vamos fincar nossas lanças e nossas antenas na lama. Nosso mundo livre começa agora. Salve o Manguebeat!”, escreveu a escola em suas redes sociais.

Acadêmicos do Salgueiro

Os Acadêmicos do Salgueiro vão levar um enredo sobre a carnavalesca Rosa Magalhães, que morreu em julho de 2024, para a Marquês de Sapucaí no Carnaval de 2026.

“A delirante jornada carnavalesca da professora que não tinha medo de bruxa, do bacalhau e do pirata da perna-de-pau” será desenvolvido pelo carnavalesco Jorge Silveira, que chegou à escola para o Carnaval de 2025, e pelo enredista Leonardo Antan. Allan Barbosa e Ricardo Hessez também fazem parte da equipe criativa da agremiação.

“O Salgueiro convida todos os amantes de Momo para homenagear uma das maiores artistas do nosso país. Seu legado vai desfilar em cada figurino, cada alegoria, na batida do tamborim furioso e seguirá ensinando, a nós brasileiros, milhões de histórias fascinantes”, escreveu o Salgueiro na legenda da publicação em que anunciava Rosa Magalhães como enredo.

Veja também: Contexto do desfile foi decisivo para a vitória da Beija-Flor em 2025, diz especialista

*Com informações de Carol Ferreira e Giovana Christ, da CNN

Como surgiu o Carnaval e por que ele se tornou tão popular no Brasil

 


Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/entretenimento/carnaval/carnaval-rj-escolas-desfilam-na-ultima-noite-do-grupo-especial-acompanhe/

Conteúdo importado automaticamente pelo HOST Portal News

🔔 Clique no link, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Guia Lacerda e receba notícias em tempo real!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *