Demanda imediata por soja sustenta preços no Brasil, aponta Cepea

A procura por soja para entrega imediata movimentou o mercado spot e deu suporte aos preços internos, segundo análises do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). O cenário também contribuiu para a elevação dos prêmios de exportação, especialmente nos contratos com embarques de curto prazo.
De acordo com o Cepea, o comportamento da oferta segue influenciando as negociações. Produtores mantêm postura cautelosa nas vendas, em meio às incertezas provocadas pelas condições climáticas em diferentes regiões do país. O clima continua sendo um dos principais fatores monitorados pelo setor.
- Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!
Pesquisadores do centro destacam que o déficit hídrico em áreas do Sul e do Nordeste tem levado produtores a adotar maior resistência na comercialização. No Sudeste, por outro lado, o excesso de chuvas interrompeu o ritmo da colheita, o que limitou a disponibilidade da oleaginosa no mercado físico.
Apesar das restrições pontuais de oferta, fatores externos impediram avanços mais intensos das cotações. A valorização do real frente ao dólar reduziu a competitividade da soja brasileira em relação ao produto norte-americano. Além disso, a perspectiva de aumento na relação entre estoques e consumo global também atuou como limitador dos preços.
Mesmo diante das oscilações de mercado e dos desafios climáticos, as estimativas oficiais seguem indicando uma safra histórica. Projeções da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) apontam produção de 177,98 milhões de toneladas, enquanto o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) estima colheita de 180 milhões de toneladas no Brasil.
O post Demanda imediata por soja sustenta preços no Brasil, aponta Cepea apareceu primeiro em Canal Rural.
Conteúdo importado automaticamente pelo HOST Portal News
🔔 Clique no link, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Guia Lacerda e receba notícias em tempo real!
