Todd Howard diz que boom da IA não é moda, mas reforça que Bethesda não usa tecnologia para criar conteúdo
O avanço acelerado da inteligência artificial pode até dividir opiniões na indústria, mas para Todd Howard ele está longe de ser apenas uma tendência passageira. O diretor da Bethesda Game Studios afirmou recentemente que o estúdio acompanha de perto a evolução da tecnologia, embora esteja adotando uma postura bastante cautelosa.
Em entrevista ao canal Kinda Funny, Todd Howard explicou que a equipe não ignora o impacto da IA, especialmente porque a tecnologia evolui em ritmo acelerado. Segundo ele, novos modelos e ferramentas surgem constantemente, principalmente nas áreas técnicas, como programação e produtividade.
Apesar disso, a Bethesda não está utilizando IA para gerar conteúdo criativo em seus jogos. O executivo deixou claro que a ferramenta vem sendo observada como suporte para tarefas analíticas, como a leitura e organização de grandes volumes de dados internos, algo que pode otimizar processos e liberar tempo da equipe para focar na parte criativa.
Leia Mais

“Estamos vendo isso como uma ferramenta, como um analista que pode olhar os dados dos nossos jogos”, explicou. “Não podemos ignorar, porque está chegando, está mudando. A cada poucos meses surge um novo modelo, especialmente na parte técnica, com código, produtividade e outras áreas.”
Todd Howard reforçou que a intenção artística continua sendo o coração do desenvolvimento nos estúdios. Para ele, a “intenção humana artesanal” é o que torna experiências especiais, comparando o trabalho em jogos à tradição de artesãos de outras épocas. Nesse sentido, a empresa não pretende substituir a criação humana por sistemas automatizados.
“Não estamos ignorando completamente, porque, onde isso puder nos ajudar a melhorar em tarefas de big data que consomem muito tempo, e que gostaríamos que já estivessem resolvidas para podermos focar na parte criativa, vamos analisar.”
“Não estamos usando para gerar nada”, reforçou. “Existe um elemento de intenção artística que é essencial no que fazemos e no que outros fazem. Se você olhar para além da IA, voltar cem anos, para a ideia de artesãos, eu ainda acredito que são os artesãos, essa intenção humana feita à mão, que tornam as coisas especiais. É aí que queremos estar.”
Mesmo reconhecendo que ainda é cedo para cravar qual será o papel definitivo da IA na indústria, o diretor indica que a Bethesda seguirá monitorando os avanços da tecnologia, mas sem abrir mão da abordagem autoral que consagrou franquias como The Elder Scrolls e Fallout.
Fonte: GamesRadar
Gosta do nosso conteúdo? então assine a newsletter e venha fazer parte da nossa comunidade!
Fonte: https://www.gamevicio.com/noticias/2026/02/todd-howard-cautela-bethesda-ia/
Conteúdo importado automaticamente pelo HOST Portal News
🔔 Clique no link, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Guia Lacerda e receba notícias em tempo real!
