Colômbia tem candidata gerada por Inteligência Artificial em eleições
A Colômbia tem uma candidata gerada por Inteligência Artificial para as eleições legislativas que serão realizadas no próximo dia 8. “Gaitana IA” se apresenta nas redes sociais como postulante ao Legislativo pela circunscrição indígena.
Em vídeos curtos gerados por Inteligência Artificial, “Gaitana” aparece como uma mulher de pele azul e voz robótica, que defende causas ambientalistas e animais. A candidatura deve aparecer na cédula representada pela sigla IA em azul.
O perfil se apresenta como uma plataforma comunitária, criada pelo engenheiro mecatrônico Carlos Redondo e pela estudante de psicologia Natalia Aase.
Em um dos vídeos, “Gaitana” afirma que, se eleita, usará a tecnologia para aumentar a participação popular no Legislativo.
“Imagine um congressista que não decide sozinho. Que antes de votar um projeto de lei, envia no seu celular. Você e a comunidade analisam, debatem, decidem. Cada voto é registrado em blockchain, um sistema público, transparente e inalterável”, diz a publicação.
No mesmo vídeo, “Gaitana” afirma que a IA também poderia ser usada para elaborar leis. “Você explica (a proposta) à Inteligência Artificial. Ela estrutura e compartilha com a comunidade. Se houver consenso, o projeto será formalmente apresentado ao Congresso. Simples e direto. Cada cidadão se transforma em um congressista”, conclui.
Os vídeos também abordam questões como a corrupção, a exploração do trabalho e o salário mínimo – um dos grandes temas da eleição.
Os colombianos votam para renovar o Congresso em 8 de março. Depois, em 31 de maio, será disputado o 1º turno do pleito para eleger o sucessor de Gustavo Petro. Por lei, o presidente não pode disputar reeleição no país.
Conteúdo importado automaticamente pelo HOST Portal News
🔔 Clique no link, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Guia Lacerda e receba notícias em tempo real!
