Operação da PM atua nos 141 municípios de MT para conter aglomerações

Nas duas primeiras noites, a PM dispersou 340 aglomerações, incluindo festas clandestinas

A Operação Dispersão IV, desencadeada pela Polícia Militar na quarta-feira (03.03), em cumprimento ao decreto 837/2021, leva às ruas diariamente mil policiais e 420 viaturas.  

Nas duas primeiras noites, a PM dispersou 340 aglomerações, incluindo festas clandestinas. Também abordou 6.100  pessoas em descumprimento das medidas restritivas de circulação, das quais 43 foram conduzidas para delegacias.

Essa operação está ocorrendo nos 141 municípios e se estenderá enquanto o decreto estiver em vigor. A Polícia Militar desenvolve ações próprias com barreiras, blitz, pontos demonstrativos, entre outras modalidades de policiamento. E atua em conjunto e em apoio aos órgãos municipais de fiscalização sanitária e de ordem pública.

O comandante geral da PM, coronel Jonildo José de Assis, destaca que o trabalho dos policiais está voltado ao cumprimento do decreto com o objetivo único de salvaguardar vidas.

Portanto, o foco dessa fase da Operação Dispersão, assim como das anteriores, é a conscientização, ou seja, fazer com que as pessoas entendam que esse é um momento delicado. Que o aumento do número de novos casos e de internações pela Covid-19 está levando as unidades hospitalares ao limite da capacidade e exigindo a contribuição de todos no respeito às medidas de prevenção.

PMMT

“Sabemos que a maioria da população respeita e segue às restrições, mas ainda há uma pequena parcela que insiste em desrespeitar, em fazer aglomerações e promover festas clandestinas”, lamenta o comandante.

De acordo com o comandante, além de levar reforço policial às ruas a Polícia Militar está desenvolvendo ações de inteligência, o que consiste no monitorando da programação de eventos e das festas clandestinas em curso.

Assis lembra que a atividade de inteligência policial emprega recursos tecnológicos, mas tem sua eficácia diretamente ligada à participação popular. No caso da pandemia, por exemplo, os cidadãos podem colaborar antecipando informações sobre eventos agendados e denunciando festas que já estão acontecendo.

As festas agendadas podem ser denunciadas pelo disque-denúncia, o 08000.65.3939. Já por meio do 190(Ciosp), informa eventos em andamento e outras situações emergenciais.

Desde março

A Polícia Militar atua nas questões relacionadas à pandemia da Covid-19 desde março de 2020, quando foram adotadas as primeiras medidas de restrição  

Nos dois primeiros meses de 2021, janeiro e fevereiro, quando já estavam em medidas restritivas, a PM desenvolveu a Operação Dispersão III. Nesse período fez 520 ações, dentre elas 247 dispersões, 73 conduções para delegacias e 180 intervenções em apoio a outros órgãos estaduais e municipais de fiscalização e saúde. Já em 2020, de janeiro a de dezembro, fez 16 mil ações, sendo 6.200 dispersões 1 mil conduções para delegacias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *