Associação dos Municípios pede ajuda do Exército para garantir cumprimento de quarentena em cidades de MT

Associação dos Municípios pede ajuda do Exército para garantir cumprimento de quarentena em cidades de MT

A Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) pediu o apoio da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada do Exército para auxiliar os gestores municipais na fiscalização do cumprimento das medidas estabelecidas pelos decretos estadual e municipais para conter o avanço da pandemia.

No documento encaminhado ao comandante da instituição, general Reinaldo Salgado Beato, o presidente da AMM, Neurilan Fraga, argumenta que é preciso intensificar as ações de controle para frear o avanço da Covid-19,

Fraga ressalta a crescente quantidade de casos confirmados e mortes no estado e o consequente colapso da saúde pública, evidenciado por meio de filas de espera para UTI e iminente ameaça de falta de medicamentos para tratar os pacientes.

Mato grosso já registrou mais de 310 mil casos de corinavírus e 7.675 mortes em decorrência da doença, até essa quarta-feira (31), segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES).

Neurilan afirma que o apoio do exército brasileiro pode garantir que a população cumpra as medidas de biossegurança e a restrição na circulação de pessoas.

O presidente da AMM disse, ainda, que a maioria dos municípios não têm guarda municipal para fazer a fiscalização junto com as equipes da vigilância sanitária.

Na última semana, a AMM apresentou a demanda ao Poder Executivo, à Bancada Federal e ao Poder Legislativo Estadual para que fizessem uma articulação junto ao Exército visando assegurar o apoio aos municípios na fiscalização do cumprimento das medidas estabelecidas para conter a disseminação da Covid-19.

Em ofício encaminhado a parlamentares federais, estaduais e dirigentes do Poder Executivo, Fraga também reivindicou que a Polícia Rodoviária Federal seja requisitada para uma atuação mais ostensiva nas barreiras fixadas nas entradas e saídas das cidades polos e em todas as rodovias federais que dão acesso ou cortam os municípios do estado, principalmente nos feriados e finais de semana para diminuir a circulação de pessoas.

Fonte: G1 MT

 

🔔 Clique no link, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Guia Lacerda e receba notícias em tempo real!

Adriano Monezi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *