Associação dos Municípios pede ajuda do Exército para garantir cumprimento de quarentena em cidades de MT

A Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) pediu o apoio da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada do Exército para auxiliar os gestores municipais na fiscalização do cumprimento das medidas estabelecidas pelos decretos estadual e municipais para conter o avanço da pandemia.

No documento encaminhado ao comandante da instituição, general Reinaldo Salgado Beato, o presidente da AMM, Neurilan Fraga, argumenta que é preciso intensificar as ações de controle para frear o avanço da Covid-19,

Fraga ressalta a crescente quantidade de casos confirmados e mortes no estado e o consequente colapso da saúde pública, evidenciado por meio de filas de espera para UTI e iminente ameaça de falta de medicamentos para tratar os pacientes.

Mato grosso já registrou mais de 310 mil casos de corinavírus e 7.675 mortes em decorrência da doença, até essa quarta-feira (31), segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES).

Neurilan afirma que o apoio do exército brasileiro pode garantir que a população cumpra as medidas de biossegurança e a restrição na circulação de pessoas.

O presidente da AMM disse, ainda, que a maioria dos municípios não têm guarda municipal para fazer a fiscalização junto com as equipes da vigilância sanitária.

Na última semana, a AMM apresentou a demanda ao Poder Executivo, à Bancada Federal e ao Poder Legislativo Estadual para que fizessem uma articulação junto ao Exército visando assegurar o apoio aos municípios na fiscalização do cumprimento das medidas estabelecidas para conter a disseminação da Covid-19.

Em ofício encaminhado a parlamentares federais, estaduais e dirigentes do Poder Executivo, Fraga também reivindicou que a Polícia Rodoviária Federal seja requisitada para uma atuação mais ostensiva nas barreiras fixadas nas entradas e saídas das cidades polos e em todas as rodovias federais que dão acesso ou cortam os municípios do estado, principalmente nos feriados e finais de semana para diminuir a circulação de pessoas.

Fonte: G1 MT

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *