Professores mestres e doutores lançam canal com resoluções de questões da área de exatas para o Enem

Professores do Instituto Federal de Mato Grosso Campus Pontes e Lacerda-Fronteira Oeste lançaram o projeto “Enem na Fronteira Oeste”, no qual em canal de mesmo nome na Plataforma Youtube (acesse aqui), apresentam resoluções de exercícios da área de exatas (Física, Química e Matemática) com foco no Exame Nacional do Ensino Médio, periodicamente. O acesso é gratuito e aberto a toda comunidade, principalmente aos alunos que vão prestar a edição do exame este ano.

Um dos envolvidos, o professor mestre em matemática, Daniel Dunck Cintra, destacou que o objetivo é  “preparar os alunos para interpretar as questões do ENEM da área de exatas ensinando conteúdos e resolvendo os exercícios. Os vídeos serão postados no canal do projeto no YouTube. Eles serão produzidos do seguinte modo: na primeira parte do vídeo será abordado o conteúdo necessário para fazer aquele exercício, na segunda parte o professor irá fazer o exercícios detalhadamente. Nossa ideia é que o aluno assista a explicação do conteúdo, tente fazer o exercício sozinho e depois confira a resposta com a resolução do professor”.

Daniel explicou que além dos vídeos, os professores estão produzindo uma apostila de exercícios, gratuita e que será atualizada constantemente. As resoluções dos exercícios nela também serão gravados e colocados no canal. “Nossa meta é que sejam publicados pelo menos dois vídeos de cada área por mês da execução do projeto. Ou seja, dois de matemática, dois de física e dois de química”.

Quem tiver dúvidas pode entrar em contato pelo e-mail ifmtenemplc@gmail.com. Os alunos podem sugerir exercícios e conteúdos para serem abordados nos vídeos. “O canal é aberto para todos, em especial para os alunos do IFMT e alunos do ensino médio do município de Pontes e Lacerda e Região. Contamos com a participação e interação dos alunos, nesse momento de pandemia o estudo a distância é a ferramenta que temos. Inclusive no pós-pandemia o canal servirá como reforço e auxílio para os alunos que desejam estudar mais e buscar uma nota melhor no ENEM”, concluiu Daniel.

Integram ainda a iniciativa a professora doutora em química, Kaline Oliveira; o professor doutor em química, Adriel Martins Lima e o professor doutor em física, Stefano Teixeira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *