Prefeitura de Pontes e Lacerda lança concurso de redação sobre trabalho infantil

A Prefeitura Municipal de Pontes e Lacerda (MT) lançou nesta quinta-feira (19.08), por meio das Secretarias Municipais de Assistência Social e Educação e do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), o concurso de redação como tema “Precisamos agir para acabar com o trabalho infantil”. Os três primeiros colocados serão premiados com tablets, além da escola que apresentar a redação vencedora.

De acordo com o psicólogo Alfredo Barbosa Ferreira Neto, coordenador do PETI e chefe do Departamento de Assistência Social e Trabalho, podem participar do concurso alunos das redes municipal, estadual e particular de ensino.

Luma Vieira Teixeira, que atua com exclusividade no Programa PETI, informa que as escolas ficarão responsáveis por divulgar o tema, recolher e encaminhar as redações para a coordenação do concurso.

“Serão selecionadas as três melhores redações, cujos autores serão premiados com. A Prefeitura de Pontes e Lacerda também premiará com tablet as respectivas escolas dos três primeiros colocados como forma de incentivarmos a participação dos estabelecimentos de ensino no concurso”, observa Luma Teixeira.

A professora e advogada Leila de Jesus Oliveira, secretária Municipal de Educação e Cultura, lembra que a pasta é parceira e a poia a iniciativa do concurso, sabendo da importância da escrita nas unidades escolares. “Fiquem de olho no edital e nos requisitos necessários para a participação”, alerta a secretária, lembrando que o último prazo para a seleção das redações é 29 de outubro e a premiação ocorrerá a partir do dia 8 de novembro.

Divulgação

A coordenação estadual do PETI e o Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (Fepeti-MT) apoiam integralmente o concurso de redação lançado pela Prefeitura de Pontes e Lacerda com apoio técnico e a divulgação da iniciativa, respectivamente, de maneira a dar visibilidade ao trabalho realizado pelos municípios e também contribuindo para a sensibilização da sociedade.

Campanha 2021

O tema do concurso de redação “Precisamos agir agora para acabar com o trabalho infantil”, é o mesmo tema da campanha 2021 do dia 12 de Junho, Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil que integra as mobilizações do Ano Internacional para a Eliminação do Trabalho Infantil, instituído pela ONU, e chama a atenção para a urgência da adoção de ações imediatas contra o trabalho precoce.

A campanha é coordenada pelo Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), Ministério Público do Trabalho (MPT), Justiça do Trabalho e Organização Internacional do Trabalho (OIT) com participação de Fóruns Estaduais, da Rede Nacional de Combate ao Trabalho Infantil e organizações parceiras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *