Pontes e Lacerda: Oeste Rural Show é aberta com discussões sobre os desafios do agronegócio em MT

“O Agronegócio não para”, foi com essa motivação que iniciou na noite desta quarta-feira (25) a 2ª edição da Oeste Rural Show, em Pontes e Lacerda (MT), a maior feira tecnológica do agronegócio da região Oeste de Mato Grosso. A feira é realizada pelo Sindicato Rural de Pontes e Lacerda, que segue com programação até sábado (28), no Parque de Exposições do município.

Durante a abertura do evento, o presidente do Sindicato Rural de Pontes e Lacerda, Michel Leinat, destacou a importância do evento para economia da região, enfatizando que houve importante aumento na produção de soja e milho nos últimos 10 anos, o que faz da cidade a última fronteira agrícola de Mato Grosso.

“Na pandemia o agronegócio não parou de alimentar o mundo inteiro e aqui em Pontes e Lacerda conseguimos mudar a chave da produção, porque apesar desse aumento, não reduzimos a criação de gado, mantendo um rebanho com aproximadamente 700 mil cabeças. Tudo isso, tem atraído muitos investimentos para o município, gerando emprego e renda, além de novas oportunidades de negócios proporcionadas pelo agro”, enfatiza.

O deputado estadual Valmir Moretto, representando a Assembleia Legislativa de Mato Grosso parabenizou a organização do evento e apontou que a Oeste Rural Show é uma oportunidade de diálogo, sobre temas importantes envolvendo o agronegócio.

“O agronegócio recolhe mais de R$ 2,7 bilhões de impostos para o Estado, é o setor que mais arrecada e sustenta o Estado”. O parlamentar aproveitou para falar sobre a situação que vem sendo enfrentada pelo setor de carne no Estado, em razão das questões tributárias e custo de produção.

O prefeito de Pontes e Lacerda, Alcino Pereira Barcelos, afirmou que a região mudou muito em razão dos avanços trazidos pelo agronegócio e parabenizou a organização da feira, que tem se transformado em verdadeira vitrine para a região.

Durante a abertura, também discursou a vice-presidente da Sicredi Biomas, Cristiane Marques, destacou que a presença da cooperativa se dá pela importância do agronegócio. Ela anunciou R$ 70 milhões disponíveis para financiamentos e 20% de desconto nas linhas de crédito para financiar energia solar e máquinas durante a Oeste Rural Show.

Já Francisco Manzi, diretor-técnico da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), destacou a importância da região para o agronegócio mato-grossense e da realização da segunda edição da feira. “Estavamos precisando desse retorno pós-pandemia. É a oportunidade de trocarmos informações e reencontramos as pessoas, com certeza será um evento de grande sucesso”.

Marco Antônio, representando a Aprosoja-MT, afirmou que a Oeste Rural Show é um marco histórico para Pontes e Lacerda. “Sei das lutas que nós produtores passamos. Então, desejo que este vendo seja um sucesso nas vendas”.

O vice-presidente da Famato, Marcos da Rosa, afirma que Pontes e Lacerda é uma cidade privilegiada por conta da fertilidade do solo, o que garante uma produtividade melhor que em muitas cidades onde precisa de correção. “Essa feira tem uma grande importância, porque também está discutindo os problemas do agronegócio que estão preocupando a todos, como o custo da produção influenciada pelo dólar e a questão do ICMS no Estado”.

O superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Mato Grosso (Senar-MT), Francisco Pugliése, enfatizou que a Oeste Rural Show inaugura uma nova fase de feira tecnológica na região Oeste. “Estamos vendo as cidades se transformarem. O que acontece hoje aqui em Pontes e Lacerda é a agricultura ocupando espaço importantíssimo, mas sem tomar o espaço importante dos bovinos”.

Oeste Rural Show

A Oeste Rural Show conta com o patrocínio do Senar MT; Sicredi; Aprosoja Mato Grosso; Acrimat; Banco do Brasil; Mt Diesel; Arojo Nutrição Animal; Magalhães Engenharia Elétrica; Aura – Apoena; DDMax – Controle de Pragas; Mercadão dos Tambores; Império Engenharia Máquinas e Serviços; VeGrande; Maxxi Case; Pedreira Serrana; Alfa Contabilidade; UPL – Raça Agropecuária; Confinamento São Lucas; Nacional Solar; e Fortuna Nutrição Animal. Além do apoio da Prefeitura Municipal de Pontes e Lacerda e da Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

O evento é organizado pelo Sindicato Rural de Pontes e Lacerda, que tem Michel Leinat como presidente, Laudelino Luiz como vice-presidente; Petrônio Portela na 1ª Tesouraria; Mauro Ramos na 2ª Tesouraria, Maicol Stein como 1º Secretário e Regina Aparecida como 2ª Secretária.

Mais informações na página da feira no instagram: @oesteruralshow.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *