Pontes e Lacerda completa 41 anos com melhorias na gestão de recursos hídricos e tratamento de esgoto

Abastecida em grande parte pelo Rio Guaporé, a cidade de Pontes e Lacerda chega ao 41º aniversário de emancipação com importantes melhorias na gestão de recursos hídricos. Responsável pelo serviço de captação, tratamento e distribuição de água na cidade, a Águas Pontes e Lacerda, empresa controlada pela Iguá Saneamento, completa cinco anos de atuação no município em 2022, com investimentos também voltados na coleta e tratamento de esgoto.

Entre os principais avanços na gestão de recursos hídricos está a ampliação do armazenamento de água potável. Um novo Reservatório Apoiado (RAP), com capacidade para 2 milhões de litros, foi construído pela companhia e já se encontra em operação, aumentando a reservasão do município em 60%.

 

Nos últimos cinco anos, a companhia investiu na implantação de boosters para garantir a distribuição uniforme em regiões mais elevadas da cidade, melhorias na rede e campanhas de conscientização sobre o consumo consciente. Reforçando o compromisso com o meio ambiente, a empresa destaca-se com a modernização da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). A aquisição de equipamentos para o sistema de aeração contribui para garantir a qualidade do esgoto, reduzindo a carga poluidora e aumentando a eficiência.

 

“Sabemos da importância de Pontes e Lacerda para o crescimento e desenvolvimento de Mato Grosso. Uma cidade que nas últimas décadas tem despontado pelo seu avanço e bom desempenho econômico. Por isso, trabalhar em prol do fornecimento de água de qualidade e esgotamento sanitário à população é um dos focos da Águas Pontes e Lacerda. Em cinco anos no município, temos investido em diversas frentes para garantir o melhor serviço prestado. Parabéns aos moradores de Pontes e Lacerda e que tenhamos bons frutos pela frente”, afirma o diretor geral da Águas Pontes e Lacerda, Renato Camargo.

Investimentos em tecnologia também foram realizados, com a implantação de sistemas de automação e telemetria. O resultado é o monitoramento 24 horas de informações como os níveis dos reservatórios, pressões na rede, funcionamento dos equipamentos das estações de tratamento, monitoramento das elevatórias de esgoto e geradores de energia. Entre os benefícios estão agilidade e segurança operacional.

A preocupação com a sustentabilidade é outra frente de trabalho da Águas Pontes e Lacerda, que em 2022, atuou em ações voluntárias de limpeza do córrego Buriti e participou de palestras educativas em escolas. Entre os temas abordados, a importância da preservação do meio ambiente e consumo consciente da água.

Sobre a Águas Pontes e Lacerda – Por meio de concessão plena com validade de 30 anos, a Águas Pontes e Lacerda assumiu os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário no município em 2001. A empresa atende cerca de 45 mil pessoas e tem como objetivo universalizar o acesso da população à água de qualidade e à coleta e tratamento de esgoto. Desde 2017, faz parte do Grupo Iguá, que está presente em 39 municípios brasileiros e alcança 7,1 milhões de pessoas, com o compromisso de ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *