Iguá MT recebe Troféu Ouro no Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento

A Iguá Mato Grosso, controladora da Águas Pontes e Lacerda, recebeu na última quarta-feira (30), em Campo Grande (MS), o Troféu Quíron Ouro no Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento (PNQS – Ciclo 2022), que reconhece as “Melhores em Gestão no Saneamento Ambiental” do país. A empresa também teve o case “Grupo de Estiagem” selecionado para o “Seminário de Benchmarking” que faz parte da programação do evento e contará com apresentação oral do diretor operacional Christopher Alves.

O PNQS foi instituído em 1997 pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária (ABES) para reconhecer as empresas do setor que se distinguem pela boa gestão dos serviços de saneamento. Com base nos critérios de excelência da Fundação Nacional da Qualidade, ele foi instituído para estimular a busca e a aplicação de boas práticas de gestão pelas organizações envolvidas com o setor no país, destacando as organizações que apresentam resultados competitivos de desempenho.

Concorrendo na categoria de nível II, a Iguá MT e outras finalistas passaram por processo de avaliação durante cinco meses. Após análises especializadas da gestão dos serviços, a empresa conquistou o prêmio recebendo o troféu Quíron Ouro na categoria AMEGSA (As Melhores em Gestão no Saneamento Ambiental), a principal do PNQS. A Iguá MT participou pela primeira vez em 2019, conquistando o troféu Quíron Bronze (categoria nível I) e em 2021 foi finalista na categoria nível II.

“Promovido pela principal entidade do país na área de Engenharia Sanitária, o PNQS é uma das mais importantes chancelas que uma empresa do setor pode receber. É o reconhecimento de que o nosso trabalho alcançou um alto nível de excelência, o que se traduz em eficiência e qualidade nos serviços, revertendo-se em benefício tanto para quem trabalha na Iguá Mato Grosso como para os nossos clientes, além de gerar valor aos acionistas. A evolução, com a conquista de prêmios cada vez maiores, é a certeza de que estamos no caminho certo”, comemora o diretor geral Renato Camargo.

O Seminário de Benchmarking e a Cerimônia de Premiação do PNQS, considerado o “Oscar do Saneamento” no Brasil, serão realizados nos dias 29 e 30 de novembro, no Ondara Buffet, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. O evento é promovido pelo Comitê Nacional da Qualidade ABES – CNQA, da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental.

Sobre a Águas Pontes e Lacerda – Por meio de concessão plena com validade de 30 anos, a Águas Pontes e Lacerda assumiu os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário no município em 2001. A empresa atende cerca de 45 mil pessoas e tem como objetivo universalizar o acesso da população à água de qualidade e à coleta e tratamento de esgoto. Desde 2017, faz parte do Grupo Iguá, que está presente em 39 municípios brasileiros e alcança 7,1 milhões de pessoas, com o compromisso de ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil.

 

Sobre a Iguá Saneamento – Companhia controlada pela IG4 Capital, a Iguá atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por meio de concessões e parcerias público-privadas. Uma das principais empresas do setor no país, está presente em 39 municípios de seis estados brasileiros – Alagoas, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Paraná – com 18 operações que beneficiam cerca de 7,1 milhões de pessoas. A Iguá tem quatro pilares essenciais que orientam as ações socioambientais em todas as suas unidades, constituindo o planejamento estratégico SERR: Segurança hídrica; Eficiência na produção e distribuição de água; Responsabilidade na coleta e tratamento de esgoto; e Respeito às pessoas. Signatária da Rede Brasil do Pacto Global (iniciativa da Organização das Nações Unidas), a companhia assumiu publicamente o compromisso de zerar as emissões de carbono até 2030. Em 2021, ganhou reconhecimento pela excelência em gestão e serviços com o Prêmio Nacional de Qualidade no Saneamento (PNQS). No mesmo ano, foi eleita pelo quinto ano consecutivo uma ótima empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Atualmente, emprega aproximadamente 1,8 mil pessoas. O nome Iguá é uma referência direta ao universo em que atua: em tupi-guarani, “ig” quer dizer água. www.igua.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *