PF deflagra Operação para reprimir o garimpo ilegal em Pontes e Lacerda-MT

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta segunda-feira,12/12, a Operação Alfeu VIII que visa o combate a crimes contra o meio ambiente e contra o patrimônio da União.

A ação busca reprimir o garimpo ilegal na região da Terra Indígena do Sararé, próximo à cidade de Pontes e Lacerda – MT.

A referida Terra Indígena é local bastante conhecido pela intensa atividade de extração ilegal de minério, o que exige atuação da Polícia Federal tanto de forma investigativa quanto em ações ostensivas.

 

A Operação conta com a cooperação de órgão de segurança pública e de fiscalização, tais como a Força Nacional de Segurança – FNS, o IBAMA e a FUNAI.

A deflagração tem por objetivo a paralisação da atividade criminosa através da retirada ou inutilização dos maquinários utilizados na extração ilegal de minério quando não é possível ou viável sua remoção.

A destruição dos maquinários garante a desaceleração do desmatamento decorrente da atividade garimpeira e descapitalizar os financiadores da atividade ilegal, haja vista o elevado valor a elas agregado.

Foram inutilizadas 02 retroescavadeiras e 04 motores utilizados no garimpo ilegal da região do Rio Sararé.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *