Concessionária faz alerta sobre ligações clandestinas de águas da chuva na rede de esgoto

A Águas Pontes e Lacerda, empresa do grupo Iguá, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto do município, faz um alerta sobre o lançamento irregular de águas pluviais (chuvas) na rede de esgotamento sanitário. A prática causa sérios problemas como extravasamentos e danos nas tubulações.

 

As tubulações de esgotamento sanitário são dimensionadas para receber apenas esgoto doméstico, que são encaminhados para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). As águas de chuva devem ser direcionadas para as galerias pluviais (tubulações de grande diâmetro) projetadas para receber grandes volumes de água – cuja a drenagem é direcionada para rios e córregos, por isso não devem ser interligadas às redes de esgoto.

 

As ligações irregulares de águas pluviais causam ainda danos na rede de coleta de esgoto devido ao grande volume de água, de modo que não devem ser lançadas na rede de esgoto, tampouco de lixo, óleo ou qualquer material que possa causar entupimentos.

 

A Águas Pontes e Lacerda ressalta ainda que, casos de extravasamentos na rede de esgoto aumentam significativamente em períodos de chuvas intensas, como este que o município vem enfrentando, devido à grande vazão de águas pluviais interligadas. Somente em 2022, foram mais de mil atendimentos a ocorrências operacionais, além de inúmeras manutenções na rede e ramais de esgoto da cidade.

 

A companhia solicita aos clientes que possuem ligações irregulares em sua propriedade que promovam as adequações necessárias. Quaisquer dúvidas podem ser sanadas com a equipe de atendimento ao cliente por meio dos canais oficiais de atendimento – 0800 400 0506 ou (65) 99235-0558 (WhatsAPP).

 

Ações simples preservam o meio ambiente e evitam transtornos à comunidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *