Nova fase da operação da PF combate extração ilegal de ouro no Sararé

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (21), mais uma fase da “Operação Alfeu” que busca reprimir a atividade criminosa de extração ilegal de ouro e usurpação de bens da União em toda a extensão da Terra Indígina Sararé, na região oeste de Mato Grosso.

As máquinas utilizadas na atividade de garimpagem ilegal, se encontradas em boas condições e passíveis de serem retiradas do meio da mata, serão apreendidas e destinadas a órgãos públicos e às prefeituras dos municípios vizinhos à área degradada, conforme determinação judicial. Em caso de bens sem valor monetário expressivo ou de difícil/impossível remoção, serão inutilizados com intuito de cessar a atividade criminosa.

A Polícia Federal busca também angariar elementos para a prosseguimento das investigações criminais, a fim de identificar os financiadores dessa atividade ilegal, além de descapitalizar a organização criminosa que, ao atuar dentro da Terra Indígena Sararé, tem causa danos ambientais irreversíveis.

A Operação Alfeu foi deflagrada de forma simultânea e coordenada com operações de outros órgãos como Exército Brasileiro (Operação Ágata), Polícia Militar Ambiental e Funai.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *