Evento de São João Batista “Maria Capoeira” é reconhecido como patrimônio cultural em Pontes e Lacerda

A tradicional festa de São João Batista, popularmente conhecida como festa da “Maria Capoeira”, que ocorre anualmente no mês de junho em Pontes e Lacerda, honra ao padroeiro São João Batista, é considerada um evento de grande importância cultural e social para a comunidade local.

 

Organizada com dedicação pela família da saudosa Senhora Maria Capoeira, uma figura estimada e respeitada na região, à celebração tem conquistado a atenção de visitantes de municípios vizinhos. Os eventos “Maria Capoeira” destacam a herança histórica e cultural da região de Pontes e Lacerda, transmitida de geração em geração como uma forma de honrar as tradições, valores e crenças do povo local.

 

A festividade é marcada por uma série de atividades que ressaltam a identidade cultural da comunidade, como a chegada dos festeiros, o levantamento do mastro, danças típicas, reza em Ladainha a São João Batista, música, culinária típica e outras manifestações artísticas. Além de fortalecer os laços comunitários, o evento “Maria Capoeira” também desempenha um papel relevante no turismo cultural da região.

A celebração atrai visitantes de municípios vizinhos, oferecendo uma oportunidade única para explorar a rica herança cultural de Pontes e Lacerda. Através do comércio e do turismo, a festividade impulsiona a economia local, gerando empregos e estimulando o desenvolvimento sustentável da região.

 

O projeto de lei aprovado por unanimidade, de autoria do vereador Clébio Motorista (Republicanos), demonstra o empenho e a valorização do poder legislativo em preservar as manifestações culturais do município.

 

A iniciativa busca oficializar o reconhecimento do evento da festa de São João Batista “Maria Capoeira” como patrimônio cultural de natureza imaterial, salvaguardando sua importância histórica e permitindo que futuras gerações possam celebrar essa tradição e manter viva a memória da Senhora Maria Capoeira e sua contribuição para a cultura local.

 

Os filhos da Senhora Maria Capoeira, que assumiram a responsabilidade de dar continuidade à festa em memória ao padroeiro, expressaram sua gratidão pela iniciativa do vereador Clébio Motorista em reconhecer a importância desse evento para a identidade local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *