Euro V: PRF deflagra Operação de combate à poluição atmosférica em Pontes e Lacerda

Aproximadamente 60 veículos foram fiscalizados durante os 3 dias de atividades

Em tempos onde as queimadas, em Mato Grosso, contribuem para problemas de saúde e danos ambientais, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) deflagrou uma operação cujo o objetivo era combater o crime de poluição atmosférica. Entre os dias 4 a 6 de agosto de 2020, ocorreu a “Operação Euro 5”, em Pontes e Lacerda.

Euro 5 é um conjunto de normas regulamentadoras que visa a diminuição da emissão de gases poluentes de veículos movidos a diesel, fabricados a partir de 2012. Os óxidos de nitrogênio emitidos por escapamento de veículos pesados são um dos grandes responsáveis por morte decorrente de câncer de pulmão.

A Operação contou com 5 policiais rodoviários federais e, durante os 3 (três) dias, foram lavradas 17 (dezessete) ocorrências, sendo 13 (treze) referentes ao uso irregular de equipamentos e substâncias de controle de gases tóxicos. Outras 4 (quatro) ocorrências de crimes diversos foram registradas: sonegação fiscal; transporte irregular de pescado; adulteração de sinal identificador de veículo e por condução de veículo automotor com capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool.

As ocorrências foram encaminhadas ao Ministério Público e Polícia Judiciária Civil de Pontes e Lacerda. Os 370 kg de pescado irregular foram doados a instituições filantrópicas, pela Secretaria de Assistência Social de Pontes e Lacerda, após determinação da promotoria de justiça.

Fonte: Secom PRF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *