PF deflagra operação em garimpo ilegal na região de Pontes e Lacerda

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (28), a terceira fase da Operação Alfeu, visando combater extração ilegal de minérios, na Terra Indígena Sararé, região de Pontes e Lacerda. 
 
A ação que conta com o apoio do Ibama, da Força Nacional, do Exército Brasileiro, da Polícia Rodoviária Federal e da Funai, envolve um efetivo de aproximadamente 100 servidores, com o  uso de drones e imagens de satélites.
 
Em março deste ano, foi cumprida a determinação judicial expedida pela  2ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Cáceres/MT, para desocupar o garimpo na Terra Indígena Sararé.
 
No entanto através de imagens de satélite, a PF constatou que a região continua a ser degradada, necessitando assim, nova intervenção policial no local.
 
As ações realizadas nesta terça-feira obtiveram êxito em inutilizar o . . . . . . maquinário utilizado na atividade ilegal.
 
As equipes também irão fiscalizar os garimpos Babalu e Cooperpontes.
 
A Polícia Federal e os demais órgãos envolvidos na operação permanecerão no local até a desarticulação completa dos garimpos para garantir o encerramento da atuação garimpeira ilegal na região.
 
A operação é um esforço integrado de várias instituições, envolvendo investigação policial, planejamento e execução de ações voltadas a proteção das terras indígenas e repressão à crimes ambientais.
 
Há mais de 20 anos a Reserva Sararé é alvo da ação de garimpeiros ilegais. No final dos anos 90, a PF chegou a realizar uma grande operação de desinstrusão da área, mas a extração irregular prosseguiu na área. 
 
Entre em nosso grupo de WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui
 
Fonte: Mídia News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *