Água de chuva não é esgoto! Saiba mais e ajude a cuidar da rede de saneamento

Em períodos de chuva, as ocorrências de extravasamentos de redes coletoras de esgoto tornam-se frequentes. O problema pode ser minimizado com a conexão correta à rede de esgoto e à rede de drenagem, específica para a água de chuva. Afinal, cada tipo de tubulação tem sua função na infraestrutura urbana, colaborando para a qualidade de vida e sustentabilidade.   

Em Pontes e Lacerda, 70% da cidade já possui cobertura de rede de esgoto, com uma malha de 130 quilômetros de tubulações, percorrendo os subterrâneos de várias ruas. Se o ponto de partida é formado por várias residências, o final é a estação de tratamento de esgoto. São mais de 11 mil moradias com essa infraestrutura disponível para conexão. Mas a estimativa é de que pelo menos 15% das unidades consumidoras não estejam devidamente conectadas à rede de esgoto.  

De acordo com o gerente operacional da Águas Pontes e Lacerda, João Igor Crucioli, o uso correto de cada rede no espaço urbano contribui para o bom funcionamento do sistema de esgotamento e para a vida em comunidade como um todo. “É necessário utilizar a rede para o propósito e na dimensão em que ela foi concebida e estruturada. O uso adequado das redes proporciona ganhos em saúde, qualidade de vida para a população e preservação ambiental”.   

O sistema de esgotamento sanitário tem o objetivo de coletar e tratar o esgoto doméstico numa comunidade. A água utilizada dentro de casa nas pias, chuveiro, e que escorre pelos ralos internos e vaso sanitário, é direcionada para as redes coletoras, que levam o efluente até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). Em Pontes e Lacerda, a ETE está localizada no bairro Jardim Alvorada.   

Dentre as recomendações para o bom uso dessa rede estão: não jogar lixo no vaso sanitário ou nas caixas de esgoto, nem descartar resíduos como papel higiênico, preservativos e absorventes íntimos – materiais que podem entupir a rede de esgoto. Óleo de cozinha é outro item que não deve ser descartado pelos ralos.  

É importante que os moradores também se atentem para não fazerem ligação da água de chuva na rede de esgoto. Essa água proveniente de telhados, calhas e ralos instalados em áreas externas deve ser direcionada para a rede de drenagem pluvial. Visando a preservação e melhor operação da rede de esgoto, a concessionária realiza testes de fumaça para identificar casos de descarte irregular. Em caso de quaisquer dúvidas ou ações relacionadas à rede de esgoto, os moradores podem entrar em contato com a Águas Pontes e Lacerda por meio dos canais de atendimento: 0800 400 0506 (ligação gratuita) ou WhatsApp (65) 99235-0558.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *